sexta-feira, 26 de setembro de 2008

COMO GUARDAR DINHEIRO

Pergunta:
Como aproveitar melhor o salário? Como guardar dinheiro? como fazer o salário render?

Normalmente existe alguma sobra no seu salário???? Nunca né?!?

Bom, nesse momento entra o princípio, o Pague-se Primeiro.
Então cumpra a regra. Quando receber, pegue pelo menos 10% do seu salário e aplique!! Sem pena. Você vai ver que o dinheiro vai dar para tudo.

Se você cumprir pelo menos essa regra, talvez você não fique rico. Mas passar sufuco não vai passar. E se você juntar e aplicar, suas chances de entrar para o clube dos milionários aumenta muito!!Então comece esse mês. Dia do pagamento está chegando. Faça um teste e depois me diz, ok?!?

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

PAGUE-SE PRIMEIRO

Quem estuda um pouco sobre finanças pessoais sabe que uma das recomendações mais repetidas pelos especialistas é: pague-se primeiro.

Se você pretende poupar 10% da sua renda mensal, a primeira coisa a fazer é - no dia em que você receber o dinheiro - transferir já esses 10% para sua aplicação. Antes mesmo de pagar as contas.

O motivo é que, quando você primeiro paga as contas e só aplica o que sobrar, raramente vai conseguir economizar o que objetiva.

Isso tem algumas consequencias, você deixa de se endividar ou corre atrás de outras formas de ganhar dinheiro e consegue poupar para poder criar um capital para um investimento futuro.

- Você não vinha pagando juros e sobrevivia?
- Então por que não faz sua reserva com disciplina?

LEMBRE-SE: Um passo a frente e você não está mais no mesmo lugar.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

ECONOMIZANDO parte (V)

Mensalidades (escolares, convênios, clubes etc.)

Atente-se às cláusulas referentes às datas de vencimento dos pagamentos, assim como às penalidades previstas em contrato. Procure, se possível, adequar os vencimentos a datas posteriores a do recebimento do seu salário.

Aluguel e condomínio

Procure não comprometer mais do que 1/3 de seu orçamento com o aluguel e condomínio. Pague sempre em dia essas despesas, evitando juros e multas. Participe regularmente das assembléias de condomínio.
Impostos como IPVA, IPTU e outros devem ser considerados na elaboração de seu orçamento.

ECONOMIZANDO parte (IV)

Carro

Elimine do seu carro todo o peso desnecessário, pois ele só aumenta o consumo; leve carga somente quando necessário.
Se o carro puder ser substituído por transporte público ou uma caminhada, faça-o.
Fique sempre alerta ao consumo de combustível para antecipar problemas.
Faça todas as revisões periódicas de seu carro, e poupe o dinheiro de grandes consertos, amortizando-o em pequenos.
Ao comprar um carro, cheque o consumo de combustível e aditivos; muitas revistas de carro publicam avaliações completas, especialmente no quesito economia.
Fique atento às oportunidades e compre óleo em promoções; não espere a necessidade aparecer.
Mantenha seu carro sempre limpo e encerado, evitando assim a ferrugem


Seguros

Cheque sempre mais de uma seguradora e mais de um corretor; diferentes corretores têm diferentes vantagens em diferentes seguradoras.
Pague sempre as parcelas em dia para evitar problemas quando precisar acionar o seguro.
Atenção às coberturas: muitas vezes um preço atraente esconde armadilhas na proposta.
Evite acúmulos de lixo, papéis e inflamáveis em casa.
Invista em alarmes e trancas para casa e carro; o custo gerado por sinistro é maior que esses investimentos.
Os serviços gratuitos da seguradora são realmente gratuitos; cuidado com cobranças indevidas de profissionais terceirizados.
Mantenha extintores em locais de fácil acesso e sempre em ordem

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

ECONOMIZANDO parte (III)

Energia

Eletrodomésticos

Sempre que possível, compre eletrodomésticos com mais de um uso, como liquidificadores multiuso.
Sempre descubra se o preço anunciado inclui entrega, instalação e outros custos que podem estar associados ao uso e colocação do produto.
Compare o consumo de diferentes marcas de chuveiro elétrico, máquinas de lavar prato e roupa e outros.
Cheque sempre seu freezer e geladeira, principalmente nas portas; se uma nota de R$1 conseguir deslizar pela porta fechada, o isolamento não está funcionando mais, e precisa ser trocado.
Evite deixar eletrodomésticos ligados quando não precisa deles.
Não esfrie o freezer ou geladeira mais que o necessário; além de consumir energia, pode lhe dar o trabalho de descongelar tudo depois.
Pergunte-se: qual o tempo de garantia? Ela pode ser estendida a um preço razoável? Estas perguntas evitam custos altos de manutenção no futuro.



Lâmpadas

Aproveite a iluminação natural, abrindo cortinas e janelas. Locais que não estão sendo usados dispensam lâmpadas acesas. Lembre-se de que pinturas escuras dentro de casa exigem mais iluminação, gerando maior consumo de energia. Em locais de grande circulação (cozinha, área de serviço, banheiro) procure utilizar lâmpadas fluorescentes, que duram mais e reduzem o gasto com energia.


Geladeira e freezer

Mantenha o aparelho desencostado de móveis ou paredes, em local arejado e distante de fontes de calor (fogão, luz solar etc.). Evite o “abre e fecha” das portas que provoca grande consumo de energia e não a deixe aberta por longo tempo. Descongele periodicamente. No inverno, regule o termostato do equipamento na menor potência, pois, nesse período, a temperatura não precisa permanecer tão baixa. Saiba que não se deve pendurar roupas na parte traseira do refrigerador. Verifique se a borracha de vedação da porta está em perfeito estado. Não coloque alimentos quentes no interior da geladeira, nem forre prateleiras com toalhas, tábuas, plásticos etc.
Siga rigorosamente as orientações fornecidas pelo fabricante do aparelho.


Ferro de Passar


Acumule a maior quantidade possível de roupas e passe-as de uma só vez, evitando ligar o ferro constantemente. Siga a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Passe primeiramente as peças que necessitam de baixas temperaturas e vá regulando o aparelho à medida que os tecidos forem necessitando de mais calor para serem desamassados. Antes de terminar o trabalho, desligue o ferro, aproveitando o calor restante para passar peças leves e pequenas.


Chuveiro Elétrico

Evite banhos demorados. Limpe os orifícios de saída de água regularmente. Mude a chave do chuveiro de inverno para verão nos dias quentes. Faça isso com o aparelho desligado.

Televisão

Desligue o aparelho quando ninguém está assistindo e não durma com a tevê ligada. Caso o aparelho disponha de “timer”, programe-o adequadamente.


Máquinas de lavar e secar

Utilize-as em sua capacidade máxima, porém, sem sobrecarregá-las. Mantenha os filtros limpos. No caso das lavadoras, a quantidade de sabão deve ser adequada, de acordo com o indicado pelo fabricante. Mantenha o nivelamento dos aparelhos em relação ao chão.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

ECONOMIZANDO parte (II)

Telefone

Procure utilizá-lo racionalmente. Ligações mais demoradas e/ou interurbanas ficarão mais baratas se feitas em horários de tarifas reduzidas. As listas telefônicas especificam quais são esses horários. Lembre-se de que as ligações em aparelhos celulares possuem tarifas bem mais elevadas.
A utilização da Internet pode ocasionar um aumento significativo na sua conta telefônica. Estabeleça limites para o uso.

Examine mensalmente sua conta de telefone para detectar possíveis erros na cobrança, que são mais comuns do que parece.
Aproveite pacotes de operadoras, assim como linhas econômicas, que oferecem valores menores de assinatura e restrições a ligações de alto custo.
Prefira fazer ligações DDD ou DDI em horários de preço reduzido.
Planeje suas ligações de longa distância antes de fazê-las. Salve tempo e dinheiro sendo mais direto.
Antes de fazer uma ligação de longa distância, pense: não existe outra maneira de me comunicar com esta pessoa ou empresa sem ser o telefone? Com os recursos de Internet disponíveis hoje em dia, muitas pessoas têm acesso a comunicadores instantâneos ou e-mail, que servem quase tão bem quanto o telefone.
Evite fazer a primeira ligação para celular. Tente localizar a pessoa em um telefone fixo e deixe recado, usando o celular apenas para urgências.
Cuidado com as promoções de companhias telefônicas: você precisa mesmo de um detector de chamadas, mesmo que o aparelho saia de graça? O custo da assinatura às vezes torna o serviço caro demais para a pouca necessidade.


Água

Mantenha as torneiras sempre bem fechadas e verifique regularmente se não há vazamentos.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

ECONOMIZANDO parte (I)

Comida

Antes de ir ao supermercado, elabore uma lista de tudo o que você precisa. Desta forma, evitará gastos desnecessários. Fique atento à disposição dos produtos nas prateleiras: supérfluos e itens mais caros estão, normalmente, sempre ao seu alcance.

Lembre-se de que as pessoas têm maior tendência a comprar supérfluos quando vão ao supermercado com fome.

Não faça compras quando estiver doente, com fome, deprimido ou aborrecido.

As marcas próprias de supermercado têm uma vantagem de custo e de qualidade, uma vez que são fabricadas pelos seus principais fornecedores.

Evite levar crianças às compras com você: boa parte da compra de itens supérfluos vem delas.
Evite lojas de conveniência: elas servem somente para emergências, e ainda assim, existem supermercados 24 horas disponíveis em boa quantidade.

Não torne almoçar e jantar fora uma rotina: faça você mesmo suas refeições em casa e guarde restaurantes para ocasiões especiais ou necessidades de última hora.
Fique de olho nos cadernos de oferta dos principais supermercados (encartados em jornais, entregues na sua casa...); compare e aproveite ofertas se você sabe que vai ter necessidade daquele produto.

Planeje seu cardápio antes de fazer compras.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

PRA REFLETIR ...


“As pessoas compram coisas das quais não necessitam,
com dinheiro que não tem,
para impressionar àqueles de quem nem elas mesmas gostam.”

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

5 DICAS AO USAR CARTÃO DE CRÉDITO

1) Jamais entre no crédito rotativo ou pagamento mínimo. Na falta de dinheiro para pagar, faça um empréstimo pessoal

2) Cuidado com as compras parceladas no cartão: muitas lojas embutem juros nas parcelas sem avisar ao consumidor. Verifique se o lojista está assumindo os juros da operação.

3) Consulte o saldo de seu cartão ao menos a cada dez dias, para não levar sustos no dia do recebimento da fatura.

4) Nas compras pela Internet, certifique-se de que o site é seguro e a empresa é idônea. Não compre com empresas pouco conhecidas.

5) Jamais use o cartão de crédito para efetuar saques em dinheiro. Para valores baixos, os juros e a tarifa podem sair mais caros que o próprio valor do saque.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

OS 10 MANDAMENTOS DO ORÇAMENTO

1) Planeje seus gastos para conhecer seus limites de consumo
2) Controle seus impulsos de consumo
3) Não tenha um padrão de vida maior do que suas posses
4) Não pague juros maiores do que os que recebe de seus investimentos
5) Poupe para garantir aquisições futuras
6) Jamais despreze a inflação
7) Resista à tentação de gastar a poupança que garantirá sua velhice
8) Informe-se bem antes de investir
9) Jamais despreze pequenos valores
10) Jamais despreze uma boa negociação de preços

(fonte: www.maisdinheiro.com.br) de Gustavo Cebasi, autor do livro Casais inteligentes enriquecem juntos, dentre outros.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

SAINDO DO BURACO parte II

Use a planilha mensal (baixe no BLOG) para conhecer melhor suas despesas.

Geralmente quando as pessoas pensam em reduzir suas despesas ou cortar gastos com a casa, elas começam a se desencorajar porque pensam que deixarão de ter determinadas coisas ou não poderão aproveitar as coisas boas da vida. Isto não deve ser necessariamente verdade. Você deve pensar da forma correta quando toma a decisão de cortar despesas para lhe ajudar a alcançar seus objetivos financeiros, ou você abandonará o seu plano. Por isso nós gostaríamos que você encarasse um corte de despesas como uma coisa boa e que vai lhe ajudar a melhor utilizar o seu dinheiro.

Analise sua planilha e trace um plano para os principais itens, lembre-se de envolver a família, você se surpreenderá de quanta gordura tem pra reduzir em suas despesas, quando você achar que já reduziu faça mais uma revisão e sempre encontrará outra despesa que pode ser reduzida.

Isso não significa que você tem que deixar de viver, significa apenas que você pode e deve viver com despesas mais realistas.

Se tiverem dúvidas mandem email para semdividas@bol.com.br

Cada real economizado será de grande utilidade, comece a ter uma visão de longo prazo.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

SAINDO DO BURACO - parte I

O assunto desta semana é como sair das dívidas.

Antes de qualquer coisa lembre-se:

- O começo é a conscientização de que há algo errado com seu orçamento e ele precisa ser reestruturado.
- Quanto maiores os cortes e a disciplina menos tempo você levará para a saída do buraco.

Para sair das dívidas:

1) CORTE OS JUROS - O primeiro corte a Ser realizado são os juros pagos, não só o bancário (cheque especial e cartão de crédito), mas todos os juros que são pagos durante o mês como contas de água, luz, carnê escolar, condomínio etc.
Normalmente os valores são tão pequenos que nem nos preocupamos com eles, mas R$ 2,00 de um R$ 5,00 de outro, R$ 8,00 de outro etc quando são somados representam uma quantia significativa no final do ano.

2) PAGUE O CARTÃO DE CRÉDITO INTEGRAL, mesmo que você tenha que deixar de pagar outra conta, ou na pior hipótese faça uma amortização do maior valor possível (evite pagar o mínimo). Cartão é o produto de financiamento mais caro que existe.
E mais importante pare de comprar no cartão, o período agora é de contenção total.

3) PARCELE O SALDO DEVEDOR DO CHEQUE ESPECIAL – muitos evitam parcelar para não ter mais um compromisso, porém esquecem que o compromisso que já existe – os juros do ch especial – que são pagos mensalmente e pior... sem amortizar o valor da dívida principal.
Cancele ou reduza o valor do limite, pois se você deixar (por segurança) o primeiro aperto que tiver você vai usar sem fazer esforço algum para buscar alternativa.

4) EMPRÉSTIMO PARCELADO – Use o valor que você tem disponível, principalmente se for consignado à folha de pagamento, mas exclusivamente para pagar o cartão de crédito ou cheque especial, se você já tem um em andamento há algum tempo converse com seu gerente para ver a possibilidade de refinanciar com prazo maior e que lhe permita troco, só para quitar dívida mais cara.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

MOTIVOS INCONSCIENTE PARA GASTAR

Para você refletir.

O gasto compulsivo é um processo muito mais inconsciente do que consciente.

Assim como o iceberg você vê apenas o que está externo. Pense nos seus motivos submersos.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

GASTAR DEMAIS É DOENÇAS?

Estourar o orçamento repetidamente é um vício igual ao alcoolismo. A doença tem até nome: oniomania, aquele que necessita comprar, assim como o dependente químico necessita da droga. O desejo incontrolável de gastar tem tratamento: inclui acompanhamento psicológico e medicação.

Mas é fundamental que a pessoa reconheça que está doente e precisa de ajuda.

Além de cortar todas as formas de crédito, como cheques e cartões de crédito, o ideal é que alguém da família ou um amigo próximo assuma o controle das finanças do paciente. Embora não exista dados estatísticos sobre a doença no Brasil, ela tem crescido bastante. Já existe até um grupo de auto-ajuda chamado Devedores Anônimos, que segue a mesma linha de atuação do Alcoólatras Anônimos.

Assim como todo dependente, os consumidores compulsivos demoram a admitir seu vício. No caso deles é particularmente difícil porque fazer compras é uma atitude bem vista e até incentivada pela sociedade. A causa do consumo compulsivo é uma conjunção de fatores biológicos e psicológicos. Ao mesmo tempo, com as compras, a pessoa tenta preencher "o buraco" provocado por problemas do dia-a-dia.

Gastar demais pode ser sinal de doença

Como saber se sou um compulsivo?

- Não resistir ao impulso de comprar
- Gastar mais que o planejado, o que o prejudica financeiramente
- Acabar com seus planos de vida e das pessoas à sua volta
- Pedir dinheiro emprestado para os outros e até aplicar golpes para poder saldar a dívida
- Precisar efetuar a compra de qualquer maneira, independentemente do produto comprado
- Perceber que está comprando coisas que não usa ou usa muito pouco
- Assumir dívidas entre sete e dez vezes o valor de sua renda mensal

(matéria da USP em link)
www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2001/espaco07abr/editorias/comportamento.htm

terça-feira, 2 de setembro de 2008

ENDIVIDAMENTO AFETIVO X FINANCEIRO

O endividamento financeiro pode ser conseqüência do chamado endividamento afetivo.

Devedoras de uma imagem melhor, de um corpo perfeito, de uma inteligência maior ou de uma dedicação mais intensa aos filhos, as pessoas consomem produtos na tentativa de suprir uma falta que angustia, porque nunca é totalmente preenchida. Mas como lidar com isso em uma sociedade que exige e promove um consumo tão acelerado e vigoroso?

Uma pessoa sempre endividada financeiramente está, muito provavelmente endividada na esfera afetiva. Sente-se devedora e contrai dívidas para poder sanar as expectativas a que julga ter que corresponder.

O problema está no excesso, e quando o limite do consumo é ultrapassado, as perdas são muitas, indo do endividamento ao sofrimento desmedido.

PENSE: por que você está gastando?
-Angústia
-Status
-Inveja (tem ou quer despertar)

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

CONSUMO DESCONTROLADO

Esta semana estaremos falando do consumo excessivo, dos motivos que levam as pessoas a gastarem mais do que sua capacidade financeira.


Os especialistas apontam como principais causas do endividamento da população a falta de educação financeira, o consumo excessivo e a facilidade de crédito.

O analfabetismo financeiro atinge até mesmo os países mais desenvolvidos, onde uma parcela significativa da população é incapaz de gerir suas contas. Independente do grau de instrução, muitas pessoas simplesmente não apreciam a importância do planejamento financeiro.No Brasil, pode-se dizer que existe uma herança claramente negativa do período hiper-inflacionário. Isso porque, diante de uma inflação mensal que chegou a superar 50%, o planejamento financeiro de longo prazo se tornava impossível.
Se você faz parte deste grupo de pessoas, está na hora de investir na sua educação. Assim como em qualquer outra área de ensino, o planejamento financeiro exige treinamento. A boa vantagem é que já existe muito material publicado sobre o tema, que pode ajudá-lo rapidamente a se tornar especialista neste assunto.
Os profissionais de vendas e de marketing estão cada vez mais preparados para despertar o desejo e necessidade na população despreparada através de técnicas que vão diretamente à alma dos consumidores e esvaziam seus bolsos.
Eles estão certíssimos, pois evoluíram e o consumidor que não sair do analfabetismo estará em sérios problemas.

Invista em sua educação financeira, você só tem a ganhar...