terça-feira, 20 de outubro de 2009

QUAIS BENS PODEM SER PENHORADOS PARA PAGAR DÍVIDAS?

Um texto que vale a pena conhecer publicado no Gbolso um blog com boas dicas financeiras.


Os credores costumam utilizar técnicas de ameaça para "apavorar" os devedores.
É comum o devedor receber ligações telefônicas grosseiras com ameaças de que acaso não seja paga a dívida “um oficial de justiça irá até sua casa e vai penhorar seus bens e até sua casa que serão vendidos em leilão para pagamento da dívida”.

Muitas pessoas ficam realmente apavoradas, porque não conhecem os seus direitos, muito menos quais os bens não podem ser penhorados para pagamento de dívidas, e pensam que na manhã seguinte haverá um oficial de justiça com 2 policiais para levar todos os seus bens e lhes retirar da casa que será vendida na parte da tarde.

Fique calmo, não é bem assim que funciona!

Nós, vamos explicar o que pode realmente acontecer se você estiver devendo e quais os bens podem ser penhorados em caso de ação judicial:

Primeiro, vale ressaltar que: sendo os credores instituições financeiras (bancos, cartões de crédito, financeiras, etc) eles não costumam entrar com ações de cobrança na justiça, somente em casos de dívidas de financiamentos de imóveis, veículos e outros bens (que podem ser penhorados pois estão em garantia da dívida.
Assim eles podem entrar com ações de busca e apreensão destes bens), ou se não for este caso, somente se as dívidas forem altas e quando os credores têm certeza que o devedor tem dinheiro ou bens suficientes para saldar a dívida.

Se você não se enquadra em nenhuma destas situações, as chances de receber a visita de um oficial de justiça em sua porta é muito pequena.

Assim, é muito mais eficiente e econômico para estes credores contratar empresas de cobrança que ficam ligando dia e noite para o devedor, fazendo ameaças de penhora e venda de bens, apavorando-os e fazendo com que muitos, que desconhecem seus direitos, corram para vender bens, pegar outros empréstimos e fazer todo o tipo de negócio para quitar a dívida, com medo do que pode acontecer.

No caso do credor realmente mover uma ação judicial de cobrança ou execução da dívida, vamos deixar bem claro o que não pode ser penhorado para pagar dívidas:

Primeiro de tudo é o salário (incluindo no termo “salário” toda renda que venha do trabalho). O salário não pode ser penhorado para o pagamento de dívidas, salvo em caso de pensão alimentícia.

Também não pode ser penhorado o imóvel único de família, conforme determina a Lei nº 8.009, de 29 de março de 1990:

"Art. 1º O imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta lei.

"O imóvel único de família somente poderá ser penhorado em casos específicos que a lei determina, como por exemplo: dívidas que sejam do próprio imóvel (financiamento, condomínio, IPTU, hipoteca), pensão alimentícia, quando o imóvel tenha sido dado em garantia (escrita e assinada) à uma dívida (fiança em locação e outros casos) ou por dívidas com trabalhadores domésticos da própria residência. (Clique aqui para ler a Lei)

Além dos salários e do imóvel único de família, segundo o artigo 649 do Código de Processo Civil, modificado pela Lei 11.382/06, que entrou em vigor dia 21 de janeiro de 2007 e alterou dispositivos relativos ao processo de execução e a outros assuntos, são os seguintes os bens absolutamente impenhoráveis:

I - os bens inalienáveis e os declarados, por ato voluntário, não sujeitos à execução;

II - os móveis, pertences e utilidades domésticas que guarnecem a residência do executado, salvo os de elevado valor ou que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um médio padrão de vida; Matérias sobre o assunto: - Superior Tribunal de Justiça - STJ - diz que lavadora, secadora de roupas e aparelho de ar-condicionado também são impenhoráveis- Tribunal considera que computador e impressora são bens impenhoráveis

III - os vestuários, bem como os pertences de uso pessoal do executado, salvo se de elevado valor;

IV - os vencimentos, subsídios, soldos, salários, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios; as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, observado o disposto no § 3o deste artigo;

V - os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício de qualquer profissão;

VI - o seguro de vida;

VII - os materiais necessários para obras em andamento, salvo se essas forem penhoradas;

VIII - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família;

IX - os recursos públicos recebidos por instituições privadas para aplicação compulsória em educação, saúde ou assistência social;

X - até o limite de 40 (quarenta) salários mínimos, a quantia depositada em caderneta de poupança.

§ 1o A impenhorabilidade não é oponível à cobrança do crédito concedido para a aquisição do próprio bem.

§ 2o O disposto no inciso

IV do caput deste artigo não se aplica no caso de penhora para pagamento de prestação alimentícia.

532 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 532   Recentes›   Mais recentes»
fernando disse...

Olá...muito bom o seu blog...consegui esclarecer algumass dúvidas! Parabens!
Tenho uma pergunta.
Eu feiz um empr´stimo no itau no valor de R$ 30.000,00. porém eu não consegui pagar, pois o valor da parcela ficou muito alto.
Pelo que eu li, as chances do banco me acionar na justiça, são poucas.
a minha dúvida e, caso ele acione na justiça, a justiça ppode determinar a aprenção do carro, que está no nome da minha esposa, para pagamento da dívida?

ALDINEIDE RIOS disse...

Quando o banco entrar na justiça para tentar resolver uma situação é com o objetivo de receber o valor emprestado, normalmente o banco não tem interesse em entrar na justiça só faz isso quando não tem outra maneira de receber.

A decisão para resolver a situação será dada pelo juiz que após averiguar todas as possibilidade de conciliação vai buscar mecanismos de receber, pode ser sim decisão de penhora.

Se o carro está alienado ele garante primeiro o financiamento depois de liberado pode ter sim penhora,mesmo que seja instrumento de trabalho.

Anônimo disse...

Bom dia Aldineide, eu tenho uma divida de cartão de credito e de 1 mes pra cá todo dinheiro que cai na minha conta (salário, adiantamento de salário e vale transporte ) que é depoisitado pela empresa que trabalho o banco esta resgatando, agora não tenho dinheiro pra pagar contas de agua, luz e telefone e nem pra ir trabalhar ja que até meu vale transporte o banco resgata. Isso está cert ele podem fazer isso?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom dia!Minha mae comprou um carro financiado mas ela nao conseguir pagar as parcelas o carro ja te 5 anos com agente,os cobradores ligaram falando que se nao pagar o o juiz vai entrar com acao civil para toma casa.isso pode acontecer.grato me responde

Maya Lima disse...

Boa tarde! a empresa que meu marido trabalhava, demitiu todos os funcionarios por perder o contaro com empresa que prestavam seviço!
Até aí ok! mas meu marido está com o nome no SPC e não está conseguindo emprego pq o RH das empresas(não falam diretamente, mas informa que teve uma restrição.um amigo de uma empresa o alertou) enfim.o que podemos fazer nesse caso? ah e outra coisa o sindicato não entra em contato para fazer a rescisão para que ele entre com o pedido de seguro desemprego.já tentou contato e falam que ainda está no prazo (já fazem40 dias)
Sei que é proibido por lei não contratar uma pessoa pq. tem o nome sujo, mas está acontecendo e estamos de mãos atadas, estamos pagando algumas contas com o meu salário mínimo!!!
Socorro! de uma luz.

Agradeço desde já, se poder nos responder de alguma forma.

Unknown disse...

Bom dia!

Contrai empréstimos pessoais no banco em 2009 e comecei a pagar as parcelas, porém fiquei desempregada e com problemas de saúde. A dívida total era de aproximadamente 8.000,00 e hj estão me cobrando mais de 90.000,00 e para quitar à vista 25.000,00. Ainda não tenho condição de assumir prestações da dívida pois somente nesse ano consegui um emprego fixo mas o salário ainda não é o suficiente, além do que estou quitando outras dívidas menores. Recebi uma notificação extrajudicial informando que entrarão com ação judicial e penhora de bens. Isso realmente ocorre?

Obrigada

Adriana

Anônimo disse...

Boa tarde!
tenho uma dívida com a faculdade e não estou conseguindo pagar o valor que eles estão propondo de parcela, sugeri um valor em que eu consiga cumprir com os pagamentos, eles pode recusar minha oferta, sendo que o que estou oferencendo é o que posso pagar para não aumentar o valor da dívida?

obrigado.

Aldineide Rios disse...

A proposta pode ser recusada sim, principalmente se com o valor de parcela proposto o prazo total fique muito longo, por exemplo, superior a 36 meses.

Outro ponto importante é que você não deve fazer nenhum acordo superior ao que você pode pagar pois isso só vai piorar a situação.

para sanar dívidas é preciso fazer cortes no orçamento e ter um pouco de sacrifício.

Faça seu orçamento veja o que pode ser ajustado e depois verifique quanto sobra para poder pagar as parcelas. Mostre seu orçamento a faculdade tente negociar, mas com base em argumentos palpáveis e concretos.

Unknown disse...

olá gostaria que me ajudasse estou desesperada fiz um emprestimo de uns R$ 800.00 em 2003 toda vez que começava a pagar nao conseguia terminar ate que ficou muito alta e nao consegui mais hj recebi uma carta me informando que a divida esta no valor de 81 mil reais e que eu teeria que pagar o valor de 5 mil reais a vista se nao entraria com o artigo 652 do codigo civil não tenho nenhum bem apenas meu salario minimo o que pode acontecer comigo... obrigada desde já

fabricio disse...

Olá Aldineide,
Tive alguns problemas e fiquei realmente desestabilizado financeiramente. Tenho algumas dívidas, e uma delas com o Banco Santander que parece qeu vendeu a dívida para o grupo Atlântico fundo de investimentos. Além das ligações diárias (algumas muito grosseiras) , me parece que minha dívida já prescreveu os 5 anos. tenho intenção de pagar sim, mas com o nome negativado fica complicado arrumar emprego. Como devo proceder?

Anônimo disse...

Olá,
Meu pai faleceu e deixou uma dívida de 120 mil que foi para justiça um oficial de justiça já foi na minha casa pois o processo já está em fase de cobrança.
Meu pai deixou uma pequena herança que foi passada para o nome dos filhos antes dele falecer.
O que eu quero saber é se essa herança pode ser penhorada e se as contas dos filhos bloqueadas?

Aldineide Rios disse...

O que os bancos querem é receber, não é briga de justiça.

É nítida o descontrole financeiro, antes de qualquer atitude você tem que rever seu padrão de gastos, para chegar onde chegou é provável que os mesmos estejam muito além de sua receita.

Junte a família, faça cortes radicais de forma que caibam dentro do que restou do salário, os gastos devem ser o que cabe na renda e não o que nós merecemos.

Sem atitudes radicais não há como estancar o problema e vai crescer cada vez mais com empréstimos e mais empréstimos.

O problema não está sendo os empréstimos e sim o descontrole financeiro. descubra a origem do problema para poder atuar diretamente na fonte.

luis disse...

Boa noite. Gostaria de sanar uma dúvida: Tenho uma dívida com cartão de crédito. Tenho outra dívida que está sendo paga com débito em folha e tem como alineado como garantia de pagamento um automóvel. Quero saber se posso perder este automóvel pelo fato da dívida do cartão de crédito dita acima? Visto que o carro está alienado para pagamento de outra dívida. Agradeço respostas.

Anônimo disse...

boa noite!
tenho uma divida de 14 mil com uma credora que comprou a divida da universidade anhanguera. Estão amaçando de fazer cobrança judicial.dúvida: é melhor eu deixar chegar nese ponto para resolver em audiência, é melhor eu depositar em juízo ou tem outro jeito. as parcelas são impagaáveis....
obrigada

ALDINEIDE RIOS disse...

Ir para justiça nem sempre é melhor, na justiça você terá os custos judiciais também, portanto se você puder fazer acordo agora, faça...

Anônimo disse...

Tenho divida com a loja Pernambucanas.É referente a emprestimo de dinheiro e cartão de crédito no ano de 2009 na epoca o valor era 1.500,00 hoje esta a 11.000,00 (nem caderneta de poupança rende tanto), tentei vários acordo, mas os juros não abaixam. Quero pagar o que devo e sei que alguns juros, mas não assim abusivo.Eles passam sempre uma mensagem assunto extra judicial, eles podem fazer isso???obrigada

ALDINEIDE RIOS disse...

DÚVIDA: Aldineide,

Referente ao meu construcard que entrei em contato anteriormente, eles bloquearam minhas contas. Eu tinha no banco itau R$ 300,00 que eles bloquearam.
Eu fiz a negociação com a caixa que já liberou a restrição do meu nome, porem não sei como fazer para recuperar o dinheiro do bloqueio, visto que a caixa afirmou não ser com eles...poderia me dar uma luz?
Eles não abateram da dívida os 300,00 bloqueados.
obrigada mais uma vez.

RESPOSTA:

O valor bloqueado foi abatido na dívida, portanto quando você negociou foi com R$ 300,00 a menos, por esse motivo você não receberá ele de volta.

ALDINEIDE RIOS disse...

Leandro;
DÚVIDA:
Bom dia!Minha mae comprou um carro financiado mas ela nao conseguir pagar as parcelas o carro ja te 5 anos com agente,os cobradores ligaram falando que se nao pagar o o juiz vai entrar com acao civil para toma casa.isso pode acontecer.grato me responde

RESPOSTA: Leandro a casa foi dada como garantia? com certeza não, portanto ele não podem tomar a casa para pagar dívida de carro, o máximo que eles podem fazer é tomar o carro.

Anônimo disse...

entrei no cheque especial e fiz uma renegociação. A gerente falou que eu era obrigada a fazer o seguro, caso contrario não faria a negociação.
Porem fui demitida e nao posso mais continuar a pagar ainda mais agora que estou gravida e nao consigo emprego.
Por favor o que devo fazer?

Anônimo disse...

ola parabens pela materia
por favor gostaria de saber o que fazer para o meu caso
fiz um emprestimo com desconto em folha quando estava trabalhando mas sai da empresa e nao tive como quitar emprestei na epoca 3,500 e devo hoje 6 mil nao estou trabalhando moro de favor na casa da minha mãe meu esposo ganha 906 isso é para o sustento dele meu e do nossos 2 filhos sem falar que mandamos mensalmente como ajuda de custo 120 reais aos meus sogros que moram no RJ pois meu esposo é filho unico e sua mãe encontra se doente e meu sogro encontra se cego de uma vista os dois não sao aposentados minha sogra nunca trab com carteira assinada tem 58 anos e meu sogro tem 64 anos ... mas emfim o banco me ligou fazendo ameaçãs e dizendo que chegara uma intimação com a data e hora da audiencia que se eu nao pagar serei presa ...
não tenho da onde tirar dinheiro estou fazendo faxina para suprir algumas necessidades de casa eles podem penhorar algum móvel meu ?? não tenho carro o que tenho na minha casa que talvez valha algo seja a tv tenho 3 uma de 14 polegadas outra de 20 polegadas essas duas de tubo e uma de 42 sim lcd é meu unico movel chique eles podem levar ? POR FAVOR ESTOU ANGUSTIADA ME RESPONDA

Marcos Roberto disse...

Bom dia! Tenho uma dívida com uma instituição de ensino, em que eu fui condenado a pagar, mas o processo foi arquivado e agora reaberto. Não estou trabalhando no momento, mas pretendo negociar.
A minha dúvida é: Tenho um veículo financiado/alienado. Em caso de não acordo este veículo pode ser bloqueado/penhorado?


Atenciosamente,

Marcos Roberto

Anônimo disse...

bom dia ,eu emprestei minha conta para uma amiga comprar uma televisão no valor de 1,400 ele se apertou e não conseguiu pagar,daí a loja me ligou e deu o prazo de 3 dias se eu não pagar vão vir na minha casa com busca e apreensão e levar meus bens ,eles podem fazer isso?

Eli disse...

Por favor, preciso saber se o carro é penhorado para dívidas como emprestimo que fiz?

Simone disse...

Olá Aldineide estou olhando sobre dívidas pois estou muito preocupada vou tentar te esplicar sou pensionista do estado recebia pensão do meu pai Policial Militar mais desde setembro me encontro com minha pensão cancelada por um ato administrativo sem ao menos ser avisada mais a pergunta é a seguinte tenho um emprestimo com o banco no valor de uns 55 mil porém como minha pensão é vitalícia entrei na justiça para voltar a recebe-la mais a justiça é demorada e tenho contas a pagar não tenho outra renda todo mês estou pagando a dívida mais se minha pensão demorar mais tempo para voltar vou ficar sem pagar a dívida gostaria de saber se podem me tomar meu único bem que é meu carro obrigado e parabéns por ajudar tanta gente com as dúvidas.

Anônimo disse...

Olá Emerson , estou com uma duvida , fiz um acordo de confissão de divida com a imobiliaria , agora apareceu uma divida de agua que não entrou na lista de debito. estou me propondo a pagar mas a imobiliaria não quer receber o combinado se eu não pagar esse debito tambem , o que faço. eles vão me prossessar sendo que não estou me negando a pagar o debito .

Rogério disse...

BOA TARDE!
NÃO ESTOU CONSEGUINDO PAGAR UM EMPRESTIMO DO CONSTRUCARD, ESTÁ EM DIA, MAS ESTOU DEIXANDO DE PAGAR OUTRAS COISAS BÁSICAS COMO COLÉGIO DOS FILHOS. VOU TER QUE DEIXAR DE PAGAR A CEF E PAGAR AS MENSALIDADES DA ESCOLA. A MINHA PERGUNTA É: O QUE ACONTECE SE EU DEIXAR ATRASAR O PGTO DO CONTRUCARD? QUAIS OS PROBLEMAS DISTO? UM ABRAÇO!

Unknown disse...

bom dia ALDENEIDE, tudo bem? estou seper preucupado, eu fiz dois emprestimos, um no itau de 9mil reais e outro no bradesco de 8 mil reais, e logo em seguida perdi o meu emprego e ainda nao paguei nenhuma parcela desses emprestimos,a primeira vence em dezembro e nao sei qual sera minha situaçao ate la. o que pode acontecer se caso eu nao poder pagar nenhuma das parcelas desses emprestimos? nao tenho nada em meu nome. desde ja agradeço

Anônimo disse...

uma loja levou meu marido na justiça de pequenas causas e a juiza penhorou minha casa e foi a praça só que não foi arrematada e agora? Essa juiza poderia ter feito isso? como segue isso na justiça agora? posso entrar contra essa decisão?

ALDINEIDE RIOS disse...

uma loja levou meu marido na justiça de pequenas causas e a juiza penhorou minha casa e foi a praça só que não foi arrematada e agora? Essa juiza poderia ter feito isso? como segue isso na justiça agora? posso entrar contra essa decisão?
---------------
Antes da juiza tomar essa decisão deve ter havido audiências pqara tentar receber a dívida, esse é, normalmente, o último recurso. procure um advogado urgente para resolver a situação, a empresa que receber o valor devido, apenas isso.

ALDINEIDE RIOS disse...

Amin, boa tarde,

Os bancos vão tentar receber a dívida, negativar seu nome e isso acontecendo normalmente dificulta seu acesso ao mercado de trabalho em colocações boas.

podem entrar na justiça e bloquear contas, inclusive lhe causando dores de cabeça no futuro.

ALDINEIDE RIOS disse...

Rogério

boa tarde,

você tem orçamento doméstico? se não tem faça http://felizsemdividas.blogspot.com.br/search/label/OR%C3%87AMENTO

realize cortes, de pouco em pouco, e ajuste suas despesas a sua receita, não devemos viver com o que merecemos gastar mas com o que temos disponível.

O banco vai lhe negativar e se tiver alguma garantia vai em busca e dependendo do valor vai cobrar na justiça.

Vale salientar que construcard tem taxas atrativas.

ALDINEIDE RIOS disse...

Simone, pode sim tomar seu carro o banco PODE entrar na justiça e dai se você não fizer nada a justiça pode penhorar bens para garantir ao credor recebimento, afinal se ele lhe emprestou precisa receber.

Anônimo disse...

Realmente muito esclarecedor!
Parabéns pelo Blog. Obrigado!!

Raquel disse...

Boa noite, contrai uma divida em uma loja de roupas e por um problema financeiro ñ consegui saldar a minha divida, eles estão me ligando cobrando e dizendo q vão penhorar meus bens e q vão deixar o debito com um advogado e q as custas do advogado será por minha conta, isso procede??? Obrigada...

Aldineide Rios disse...

oi Raquel!
Para penhorar os bens a loja tem que entrar na justiça, e se eles forem procurar advogado a justiça realmente sera por sua conta.
o processo de penhora é muito demorado normalmente não vale apena nem para você nem para a loja.
a melhor solução é um acordo, eles querem receber e você quer pagar.
converse com eles...

Anônimo disse...

Boa noite !! meu carro foi comprado pelo sistema lis do banco itau, acabei de quitar e tenho q passar o carro para meu nome, EU tenho divida com banco de cartão itaucard e credicard + emprestimo no itau, no momento não tenho condições de pagar devido aos juros absurdo que o banco esta cobrando 3 x mais q o valor, caso eu passe o carro para meu nome eles podem penhorar meu carro ???

Anônimo disse...

Boa Tarde.
Tenho uma divida com a Universidade a qual me formei, e eles entraram com uma ação de Execução de Titulos Extrajudicial, a divida é no valor de R$8.000,00 gostaria de saber se como eu não tenho nada no meu nome eles podem penhorar os móveis de minha casa, como TV, geladeira, computador... fico preocupada pois me casei a pouco tempo e nossos móveis são novos.

Unknown disse...

OI BOA TARDE, GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA, TENHO UMA DIVIDA DE CARTAO DE CREDITO MAIS ESPECIFICA DO IBI FAZ 3 ANOS A DIVIDA INICIAL ERA DE 1057,00$, FUI CONSULTAR RECENTEMENTE O SALDO COM JUROS PARA TENTAR NEGOCIAR A DIVIDA ESTA PARA 6000,00$, O DURO QUE TENHO UMA MOTO QUE ESTAREI QUITANDO DAQUI HA 4 MESES E TENHO RECEIO DE QUE ASSIM QUE EU QUITAR ESTA MOTO O PRÓPRIO BANCO IBI JA ENTRE COM BUSCA E APREENSÃO, A DUVIDA É NESSE CASO É ASSIM QUE FUNCIONA? OU ELES TENTAM UMA ULTIMA NEGOCIAÇÃO ANTES DE ENTRAR COM O PEDIDO DE PENHORA?

AGUARDO ANSIOSA PELA RESPOSTA,
DESDE JÁ GRATA
FABIOLA SALATA

Custodio Rateiro disse...

Ola eu possuo um debito de 30.000 construcard, tive um valor de 3000 reias bloqueados na minha conto corrente devido a essa divida (decimo terceiro + salario no dia do Bloqueio) e possuo um apto financiado com a CEF, nao consegui manter as duas prestaçoes e optei por pagar apenas o apartamento, meu apartamento pode ser penhorado mesmo estando financiado e com as prestaçoes em dia ? nao possuo outros bens apenas esse apto financiado pela CEF.

Obrigado

Unknown disse...

Oi, meu nome é Teresa e tenho dividas em 2 bancos: bradesco e o antigo HSBC. Dividas de cartão de credito, cheque especial e empréstimo pessoal.(mas nunca dei um cheque sem fundo) Só devo realmente para bancos.Eu tinha uma situação confortável, um bom emprego e com isso limites altos nos bancos. Perdi esse emprego e fiquei por quase 2 anos desempregada e foi aí que adquiri essas dividas. Qdo voltei a trabalhar, com um salario bem inferior ao antigo, tentei um acordo com o HSBC mas não consegui cumprir pelo valor ser muito alto. Essas dividas foram contraídas há uns 9 anos atrás.
Hoje tenho um salario de R$ 1500,00 por mês. Não tenho nenhum um bem em meu nome ( imovel, carro, etc.) A única coisa que tenho em meu nome é um celular.
Não sei o valor dessa divida hj em dia . Algo em torno de uns 50 60 mil. realmente não sei. Há 2 dias o banco itau está me mandando uma mensagem dizendo que entrará com um processo judicial contra mim em 24 horas. O que eles podem fazer contra mim ? Estou assustada. Não tenho condição de quitar essa divida e nem de negocia-la. Obrigada Teresa

Unknown disse...

Olá! Eu tenho uma divida com minha ex escola, e eles entraram com um processo contra mim, do qual eu nem sei o andamento pq não fui à audiência. Eu não tenho nada em meu nome e nem trabalho atualmente. Queria saber se posso abrir uma poupança sem dor de cabeça, ou eles podem pegar o dinheiro da minha conta? Penhorar ou debitar ou algo do tipo?

Anônimo disse...

Boa tarde...gostaria de algumas informaçoes.tenho uma divida com uma loja no valor de r$ 1.500,00 eles entraram com processo judicial e execução da divida, gostaria de saber o que pode acontecer pois eles estao cobrando 5.000,00 , tenho uma moto que uso para trabalhar e esta no meu nome posso perder essa moto?ja tentei fazer um acordo mais como eles querem não tenho como pagar?o que devo fazer a audiencia sera agora dia 22 de abril

Vânia da Conceição dos Santos disse...

Olá.
Gostaria de ter um esclarecimento sobre o meu caso. Tenho uma dívida com o banco Itau há 04 anos, minha dividida estava em 130 mil reais, muito abusiva! Baixaram a dívida para 9 mil reias, para pagar em 48 parcelas de quase 400,00 reais. Eu não tenho como pagar. Essa informação veio como carta extra judicial. Moro num imóvel financiado com marido e filho, não tenho carro, e receio que possam levar meus pertences, como geladeira, computador, som, utensílios doméstico, porque tive uma conhecida que teve sua tv levada pelo oficial de justiça, e o seu filhinho, estava jogando video game na hora da retirada do aparelho, ela ficou muito chocada. Dizem que esses bens não sõ penhoráveis, e como isso aconteceu com ele? Pode acontecer comigo? Desde já agradeço.

Anônimo disse...

Passei um cheque ha 1 ano atras de 420 reais a umddentista que fez um servico mal feito e foi paraa lua de mel nao o encontrei e tive que pagar outra dentista para refazer o dente ,nao tive dinheiro ate hj pois estou fugindo de um ex marido agressivo q foi condenado eeestoud esempregada ,a esposa do dentista comoed advogada recem formada colocou o cheque na justica ,o juiz deu penhora da minha conta o valor e 420,00 nao encontrou dinheiro na minha conta, nao pude ir na audiencia de conciliacao pois estava fo nordeste fugindo de meu ex,podem vir em minha casa penhorar moveis por causa desse valor por nao etr encontrado dinheiro em minha conta corrente penhorar meu carro por causa desse valor? Ou o video game ou computador do meu filho?

Unknown disse...

Muito elucidativo este post, parabéns, eu precisava dessa leitura com boas notícias.!!!
Abraços de Teresopolis!

Anônimo disse...

devo um empréstimo consignado na caixa economica federal. como o empréstimo não está sendo descontado em folha, está atrasado um ano. agora veio em minha casa um oficial de justiça pra me entregar uma intimação e eu não estava em casa. como devo proceder?

Anônimo disse...

Boa noite Aldineide primeiro quero parabeniza-la por seu trabalho esta excelente.
Me responde a uma duvida um oficial de justiça esteve na minha casa para penhorar algum bem acontece que não tenho nada que ele pra ser penhorado e o mesmo ainda ficou fazendo pouco caso da minha pessoa dizendo que levaria a minha filha de 8 anos que ela valia muito dinheiro estou sendo processada por inadimplência no pagamento de aluguel o processo é de 2002 o que devo fazer a respeito estou com medo pois o único bem que me resta são minhas filhas moro de aluguel estou com câncer e estou fazendo fisioterapia acontece que este oficial foi embora depoi desta brincadeira sem graça e não me disse nada! dei uma olhada no processo e não visualizei o andamento do mesmo só que o mandado de penhora foi negativo o que isso quer dizer?

Anônimo disse...

Bom dia Aldineide estou muito preocupada devo três bancos e um cartão de credito sendo que um deles mandou uma carta informando da ação judicial que esta registrada no 6o oficio de registro, minha divida com quem esta me ameaçando é de 3000 mil e não tenho como pagar já que estou desempregada e não tenho renda alguma, o que pode acontecer?

Anônimo disse...

Bom dia Aldineide estou muito preocupada devo três bancos e um cartão de credito sendo que um deles mandou uma carta informando da ação judicial que esta registrada no 6o oficio de registro, minha divida com quem esta me ameaçando (warm Brasil parceira da Cetelem Brasil) é de 3000 mil e não tenho como pagar já que estou desempregada e não tenho renda alguma, o que pode acontecer?

ALDINEIDE RIOS disse...

Boa noite Aldineide primeiro quero parabeniza-la por seu trabalho esta excelente.
Me responde a uma duvida um oficial de justiça esteve na minha casa para penhorar algum bem acontece....
------------------------------
Bem, essa atitude é no mínimo deplorável
Mas quanto a situação na justiça o que o juiz quer é que o credor receba o que você ficou devendo nenhum processo deve ser deixado para lá para evitar que corra exatamente como quem promoveu quiser e nem sempre isso é o correto mas pelo que percebi você não acompanhou o andamento do processo e só está sofrendo agora as consequencias.
Veja quanto você pode dispor para pagar por mês, procure um advogado da defensoria pública para lhe ajudar juridicamente e fazer sua defesa e propor algo que seja razoavel para as duas partes ou até mesmo mostrar sua atual condição financeira e de saúde e o juiz não bloquear nada seu.

ALDINEIDE RIOS disse...

Se sua dívida está na justiça não deixe ela corre a revelia, ou seja, sem seu acompanhamento. mesmo que você não tenha como pagar vá as audiências e prove isso para o juiz isso vai lhe permitir uma defesa justa pois se deixar para lá o juiz vai entender que você não quer pagar o que ficou devendo e vai utilizar todos os canais possíveis para receber como bloqueios e isso pode no mínimo lhe dá dor de cabeça.

Anônimo disse...

Olá Emerson!
Visitei seu blog e estou com uma dúvida. Acho que pode me ajudar.
Recebi um sms falando que após várias tentativas foi concluido o prazo para ajuizamento(bens/garantias) e PENAS UM NÚMERO DE TELEFONE.
Gostaria de saber o que significa esse termo. Sei que não se pode penhorar rendimento para quitar dívida mas, ouvi casos que a conta foi bloqueada. o que esta me espantando é que a dívida não é um valor alto para toda essa pressão. Acredito que seja uma dívida de crediário (250,oo)no valor atualizado de 800, já tentei negociar porém eles não são flexíveis quanto a forma de pagamento.
Aguardo retorno,
obrigado.

Anônimo disse...

Olá Aldiene
Visitei seu blog e estou com uma dúvida. Acho que pode me ajudar.
Recebi um sms falando que após várias tentativas foi concluido o prazo para ajuizamento(bens/garantias) e PENAS UM NÚMERO DE TELEFONE.
Gostaria de saber o que significa esse termo. Sei que não se pode penhorar rendimento para quitar dívida mas, ouvi casos que a conta foi bloqueada. o que esta me espantando é que a dívida não é um valor alto para toda essa pressão. Acredito que seja uma dívida de crediário (250,oo)no valor atualizado de 800, já tentei negociar porém eles não são flexíveis quanto a forma de pagamento.
Aguardo retorno,
obrigado.

Anônimo disse...

por favor, tenho uma dívida alta em banco, devido a falta de pagamento de cartões de crédito. Neste banco me enviaram ameaças de bloqueio da conta corrente e da conta poupança.Podem fazer isso, ou é SIMPLESMENTE UMA AMEAÇA?
Se eu tiver uma conta poupança em outro banco, é possível também eles bloquearem no outro banco, ou não? MUITO OBRIGADO, DANIEL

Podem penhorar meu veiculo como parte de pagamento ou não?

ALDINEIDE RIOS disse...

Daniel, bom dia
bloqueio de poupança eles não podem fazer.
Para bloquear tem que primeiro entrar na justiça e você será intimado a comparecer as audiências para tentar acordo, o juiz só determina bloqueio se não chegar a nenhum acordo, esta é a última instância. portanto se você receber alguma intimação compareça a todas as audiências para se defender não deixe correr a revelia (sem acompanhamento) pensando que se eles não lhe contactarem não podem fazer nada, engano, é muito pior.
Também não é normal entrar na justiça por conta de uma dívida de R$ 800,00.
SUGESTÃO: faça uma proposta de pagamento, atualize o valor por algum indexador, pode ser IGPM. Para atualizar entre no site calculo exato e lá tem opções de atualização em cálculos financeiros. e faça a proposta de pagamento. É importante se livrar da dívida pois não vale a pena ficar esquentando a cabeça com valor tão pequeno, se vc não pode pagar tudo de uma vez vá juntando o dinheiro como se tivesse feito um acordo com você mesmo e quando tiver um montante atualizado faça a proposta de quitação. Muitas vezes a empresa aceita quitar parcelado mas só faça o acordo se for honrar todas as parcelas pois caso contrário será pior.

ALDINEIDE RIOS disse...

devo um empréstimo consignado na caixa economica federal. como o empréstimo não está sendo descontado em folha, está atrasado um ano. agora veio em minha casa um oficial de justiça pra me entregar uma intimação e eu não estava em casa. como devo proceder?
---------------------
RESP: Procure um advogado, se não tiver como pagar procure a defensoria pública, não deixe o processo correr a revelia (sem seu acompanhamento) pois isso não lhe ajudará em nada, muito pelo contrário significa que você concorda com tudo que for dito ou decidido.
Você continua sendo responsável pelos pagamento mesmo que por erro o credor não tenha debitado em seu salário, você deveria ter procurado ele para se manifestar sobre a falta de débito em seu salário.

Anônimo disse...

Olá,estou com uma duvida que está me matando,comprei uma geladeira e uma maquina de lavar roupas,ja paquei mais da metade das prestações,mas devido o meu marido ter ficado sem trabalho estou com algumas parcelas atrasadas e eles me ameaçaram de vir
tomar os produtos,isso pode mesmo acontecer ou eles só estão ameaçando!! Por favor me responda pois não estou nem dormindo direito!!

Rubens disse...

O Itau está começando a me ameaçar com penhora.

Peguei emprestado
R$ 15.446,47

Paguei
R$ 13.949,12 em 1 ano.

Continuo devendo "com juros abusivos"
R$ 17.924,68

Com juros normal sem atrasos "estou 5 meses atrasado, por conta de está desempregado"
R$ 14.351,86

Tem alguma Coisa Errada. Ofereci R$ 8.000,00 para quitar
a dívida já dando muito lucro para o banco.

Mas eles não negociam, não abatem o valor abusivo cobrado a mais. Isto não é Agiotagem do banco???

Unknown disse...

Boa tarde, Gostaria de saber o seguinte.

Tenho uma divida na faculdade onde estudei em 2008 aproximadamente, pois não tranquei a faculdade e as mensalidades foram rolando todo esse tempo, estou comprando uma casa pois irei dar uma entrada e financiar o resto, porem vou juntar minha renda com a da minha esposa não tenho imoveis algum em meu nome e não sou casa no papel gostaria de saber se a faculdade pode me prejudicar futuramente tipo tomando a casa o etc.

desde de já muito obrigado e parabéns pelo Blog e muita ajuda para os leigos no assunto.

ALDINEIDE RIOS disse...

Fernando, a faculdade não tem intensão nenhuma de lhe prejudicar, porém ela não quer também perder o dinheiro pois quando você não tranca a matricula a vaga fica presa, em faculdade as formalidades são outras visto que tem interferência e vigilância do MEC, não é como um curso qualquer.
Procure a faculdade pois o acordo sempre é o melhor caminho daí você livra-se de vez deste problema e a faculdade recebe o dinheiro dela, não deixe para lá pois já recebi alguns comentários de leitores que tiveram muita dor de cabeça com dívidas de faculdade.

Anônimo disse...

adquiri um emprestimo CDC pelo banco cx federal..oque aconteçe é que tenho 82 anos e estou com minha aposentadoria comprometida com mais de 30% da renda em emprestimos consignados..e não tenho como quitar o limite do banco e nem o cdc..até pq já paguei varias parcelas com juros abusivos que comprometeram minha renda...resolvi não usar mais o banco...e eles me ameaçam cobrando...tenho um carro no meu nome oque posso fazer?

Anônimo disse...

Ola boa tarde aldineide gostaria de saber se o banco que pediu busca e apreensão do veiculo e não encontrou ele pode pedir o bloqueio de meu cpf e conta bancaria
fico no aguardo

ALDINEIDE RIOS disse...

Uma dívida cobrada na justiça pode tomar quaisquer caminho, vai depender das solicitações dos advogados, tem advogados que são mais atuantes e cercam de todos os lados, já outros são mais básicos e tem pouca ação.
Mas em termos de possibilidades... pode sim buscar outros caminhos para receber as dívidas.

Anônimo disse...

Boa noite.td bem?bom estou desesperada estou devendo um cartao de credito na epoca estava por volta de uns 70,00reais pois bem baixinho ne? Pois é acabei me enrolando por conta de um plano que eu queria cancelar neste mesmo cartao e acabei esquecendo de pagar .bom o limite deste meu cartao e de 150,00 muito pouco.estou devendo quase 1 ano e estao me cobrando quase 900,00,me mandaran uma carta dizendo q se a divida nao for quitada irao me processar ou penhoria de bens,bom nao tenho nada no meu nome sou casada com comunhao tatal de bens,nem mesmo tenho casa propri pois minha casa esta em obra entao mora com minha mae.e o endereco da faturaesta constando no rndereco da casa da minha mae pois eu nao tinha uma residencia fixa.minha duvida é um seguinte mru marido poderia perder algum bem ou ate mesmo minha mae,l?lembrando q eu nao tenho absolutamente nada no meu nome nem uma bala.poderia processar a empresa por juros abusivos por nao ter nem 11meses?preciso urgentimente da sua ajuda pra mim poder tomar as devidas providencias.
Desde agradeco!!!
Abraco!fiqe com Deus.

EQUIPE LB COPIAS DE MTB disse...

BOM DIA, GOSTARIA DE UM ESCLARECIMENTO.
TENHO UMA DIVIDA COM A UNIÃO COM CNPJ, PODEM BLOQUEAR MINHA CONTA BANCARIA REGISTARDA PELO CPF?

Anônimo disse...

boa noite .recebi a visita de um oficial de justica dizendo que assinei uma promissoria quando fui alugar uma casa e como meu casamento não deu certo,meu marido me abandonou gravida acabei saindo da casa,so que fiquei uns meses sem pagar o aluguel..eu moro com meus pais,não trabalho no momento ,o que devo fazer não tenho como pagar essa promissoria vc poderia me aconselhar..obrigada

Midil disse...

Olá tenho uma dívida na caixa de +, ou _ 12 mil referrnte ao Constrcard .eles disseram que vao penhora meus bens.mas pôde? So tenho minha casa e mas nada.

Peter disse...

Boa noite!

Eu gostaria de saber se posso abrir uma conta poupança para o meu filho que tem apenas 1 ano de idade (ele já tem CPF) ou se corro o risco de ter esse valor penhorado caso eu tenha algum problema trabalhista ou fiscal no futuro. O banco me disse que eu vou ficar apenas como responsável pela conta e o CPF da conta na verdade vai ser do meu filho, porém preciso ter certeza disso. Obrigado pela ajuda! Peter

Peter disse...

Boa noite!

Eu gostaria de saber se posso abrir uma conta poupança para o meu filho que tem apenas 1 ano de idade (ele já tem CPF) ou se corro o risco de ter esse valor penhorado caso eu tenha algum problema trabalhista ou fiscal no futuro. O banco me disse que eu vou ficar apenas como responsável pela conta e o CPF da conta na verdade vai ser do meu filho, porém preciso ter certeza disso. Obrigado pela ajuda! Peter

Anônimo disse...

oi ,tenho uma divida numa financeira e eles me ameaçaram de penhorar meus bens , o único bem que tenho é um automóvel,eles podem penhorar esse meu automóvel???????

Anônimo disse...

Amiga, me chamo SAMUEL e estou com uma dor de cabeça terrível... Ajude-me!

Tenho uma dívida com a Pernambucanas no cartão MasterCard... Segundo eles, minha dívida atualizada é de 2.700,00 (uma parte disso é Juros, e dos grossos). Mas, fato é que não tenho condições nenhuma de pagar isso... Ao menos não nos próximos 2 anos. Estou esperando me chamar num concurso que passei, mas até lá, estou sem dormir. Eles me mandaram uma carta dizendo que "sentem muito" mas, encaminharam meus dados com minha dívida para o jurídico para receber em juízo o valor desta dívida... Daí fico com medo, pois, tenho um apê (minha casa minha vida) que tenho 200 parcelas para pagar ainda... Será que este povo vai me levar na justiça?

Anônimo disse...

bom dia 1º parabéns pelo blog
2º gostaria de um conselho
vendi um carro finaciado para um parente ele deixou vencer 3 parcelas, mais ele ta pagando as que ta pra vencer, vc certo eu pagar o carro e devolver pra finaceira?

miriam disse...

Boa tarde, tenho duas empresas em meu nome, peguei emprestimo ha a2 anos atras, no banco itaú, meu esposo é meu socio, nao setou mais nessa empresa, mais ainda esta ativa, e agora o banco esta me aterrorizando dizendo que vai tomar meus bens, eu não nada em meu nome mais meu companheiro tem um apartamento em nome dele e uma loja mais não é dele é do irmão, eles podem tomar esses bens.

Anônimo disse...

BOA TARDE
VENDI UM CARRO PRO MEU PRIMO
ELE DEIXOU VENCER TRÊS PARCELAS
MAS TA PAGANDO AS QUE TÁ PRA VENCER, FALTAM 15 PRESTAÇÕES NO TOTAL.
VC ACHA CONVINIENTE DA O ENDEREÇO DE ONDE ESTA O CARRO?

Anônimo disse...

um imóvel financiado pela previrio foi dado como garantia de uma nota promissória de valor maior de 50mil . A nota está vencendo e o devedor não apresenta condições de pagá-la , nem aceita acordos . QUE GARANTIAS O COBRADOR TEM ,ENTRANDO NA JUSTIÇA

Anônimo disse...

Olá Aldineide.. Preciso de sua ajuda pra ver qual o rumo tomo em relacão a dívidas que tenho com banco. Tinha algumas dívidas com um certo banco e fiz uma renegociação. Bom essa dívida era de R$ 41.000,00, fiz uma renegociação de 60 X de R$ 1.589,00 (ou seja no final teria pago R$ 95.340,00).. Paguei 5 parcelas e não consegui mais pagar.. Eles me ligaram e propuseram uma nova renegociação.. 48 parcelas de R$ 1.487,00 (R$ 71.376,00)..eu aceitei a renegociação..mas depois vi que não teria como pagar essa parcela mensal.. ainda não venceu a data da primeira parcela.. Pelos cálculos já vi que de uma renegociação para outra eles já diminuiram o valor.. O que vc acha que devo fazer? Tentar pagar algumas parcelas e renegociar novamente para ver se diminui mais o valor total? Ou deixar sem pagar e aguardar mais tempo para uma nova renegociação? Pois aí eles diminuiriam mais... O Banco é o Santander.. Você sabe como seria o possível procedimento deles?

Marco Antonio disse...

Aldineide, primeiro muito obrigado por fornecer essa valiosa ajuda.
Tinha um cartão carrefour a 30 anos sem nunca atrasar uma mensalidade, tive um forte contratempo e infelizmente, fui obrigado a deixar de pagar, ontem recebi deles uma correspondência Cartório do 2º ofício com um boleto e ameaçando penhorar meus bens, moro em imóvel da minha filha e não tenho carro, restaria meus bens geladeira, televisão, computador e só, liguei pra eles e pedi uma redução no valor da mensalidade com aumento de prazo, eles não aceitaram. O que eu faço? Vão realmente penhorar o pouco que tenho em casa? Muito obrigado

Anônimo disse...

Gostaria de saber se o carro finaciado o banco poder tomar como penhor da dívida do capital de giro.

Aldineide disse...

O carro que está em garantia de uma operação, está alienado, tem que garantir primeiro esta dívida. Outro credor pode entrar na justiça e pedir segunda garantia, ou seja quando liquidar esta dívida servir de garantia para a nova dívida.

Aldineide disse...

Marcos, eles não vão tomar seus bens. Antes de qualquer coisa eles tem que entrar na justiça,NÃO DEIXE O PROCESSO SEM SEU ACOMPANHAMENTO, vá a todas as audiências mesmo que seja para dizer ao juiz que você não tem como pagar, o objetivo é liquidar a dívida e normalmente eles fazem muitos acordos interessantes, simplesmente não vão decidir tomar seus bens sem tentar receber judicialmente.

Aldineide disse...

IMPORTANTE:

Só faça acordo depois de fazer seu orçamento e saber quanto tem disponível para pagar de parcela para evitar que o acordo não seja cumprido, a probabilidade da situação apenas piorar será muito grande.

Aldineide disse...

Quando emprestamos o nome para alguem comprar um bem em nosso nome a responsabilidade é toda nossa, a dívida é nossa afinal o credor só emprestou porque confia em nosso nome, assim você que emprestou o nome para seu primo você mesmo deve tomar o carro, vender e quitar a dívida, afinal é seu nome que está em jogo.

High ϟ Fission disse...

boa tarde,voce poderia tirar uma duvida.Minha mae emprestou de uma giota o valor de 900,00 em 2002.AGORA ELE ENTROU NA JUSTICA E ESSA DIVIDA ESTA MAIS DE 4 MIL REAIS.JA FOI UM OFICIAL NA CASA DA MINHA,PARA VER O QUE ELA TEM DE VALOR,PARA PENHORAR.SENDO UMA DIVIDA COM AGIOTA,ISSO É LEGAL? O QUE PODEMOS FAZER? OBRIGADO

Unknown disse...

A conta corrente, que é a conta pagamento, pode ser bloqueada por ter dívida com uma financeira que já levou o carro em uma devolução amigável?

ricardo jose disse...

parabens pelo blo e boa tarde!quero uma informação:eu comprei uma csa pelo minha casa minha vida junto a caixa do qual tenho cdc,moveiscard,construcard os quais estou colocando em primeiro plano pra pagar.porem tb tinha o cartao de credito da caixa que naõ consigui pagar devido a tantas dividas e desemprego(fora outro da credicard tb).o que a caixa pode fazer com isso,haja vista o meu nome sujo devido a este cartão deles?repito:o que eu puder estou segurando e honrando as outras dividas.

ricardo jose disse...

parabens pelo blo e boa tarde!quero uma informação:eu comprei uma csa pelo minha casa minha vida junto a caixa do qual tenho cdc,moveiscard,construcard os quais estou colocando em primeiro plano pra pagar.porem tb tinha o cartao de credito da caixa que naõ consigui pagar devido a tantas dividas e desemprego(fora outro da credicard tb).o que a caixa pode fazer com isso,haja vista o meu nome sujo devido a este cartão deles?repito:o que eu puder estou segurando e honrando as outras dividas.

Aldineide disse...

Ricardo, é importante neste momento você organizar seu orçamento, lista todas as despesas fixas, aquelas que você tem que manter para viver, abata este valor de sua receita e veja quanto sobra. Determine uma parte para os extras e o restante para pagar dívidas, como se acumularam acredito que não seja suficiente para honrar todas, assim você deverá priorizar. Pague a casa e o construcard e mais algum que seja possível mas pare de comprar, só faça alguma compra se for para salvar uma vida e não para conforto, luxo e aparência isso fica para o futuro quando sair das dívidas.
A medida que você for liquidando uma dívida vá parcelando outra dívida pendente para assim ir liquidando. Quanto a negativação ela será inevitável e as chateações também fora isso não haverá outras dores de cabeça pois as dívidas maiores (CASA E CONSTRUCARD) você estará pagando os banco só vão a justiça por valores maiores.

catarina disse...

ola bom dia gostaria de saber meu esposo tem o nome sujo com a justiça e eu estou querendo comprar um carro e passar pro meu nome mais tenho medo de passar e a justiça o pegar sendo casada com ele

obrigada

Unknown disse...

Boa noite.

Tenho uma divida com bancos e operadoras de cartao num total de 20.000,00, tenho um carro ja quitado no valor de 30.000,00 no nome da minha mae, tenho um terreno com o valor de mercado no valor de 100.000,00 no nome da minha esposa somente.

Quero passar o carro para o meu nome e o terreno no meu nome e da minha esposa, teria algum problema?

Fico no aguardo.

Att,

Edmarcio

Anônimo disse...

Bom dia!

Quando uma pessoa fisica financia um veiculo, e da como fonte de renda sua empresa a qual ele tem 55% como fonte de renda ou ´´garantia´´, e deixa de pagar suas parcelas, o banco pode cobrar da empresa? Penhorar bens, ou valores em conta bancaria dessa empresa? desde ja agradeço.

Anônimo disse...

Bom dia!

Quando uma pessoa fisica financia um veiculo, e da como fonte de renda sua empresa a qual ele tem 55% como fonte de renda ou ´´garantia´´, e deixa de pagar suas parcelas, o banco pode cobrar da empresa? Penhorar bens, ou valores em conta bancaria dessa empresa? desde ja agradeço.

maria disse...

bom dia...

eu bati meu carro e agora o juiz penhorou metade da minha casa, porem a casa esta no nome da minha mae, mas o carroq eu eu bati tbm esta no nome dela...

isso é correto, penhorar metade casa, lembrando que é o unico imovel no nome dela...

Anônimo disse...

Podem ser penhorados bens e serem bloqueadas contas de alguém da família do endividado caso esse não seja encontrado?

Anônimo disse...

Bom dia!! tenho uma divida de 3 milhoes, como pessoa juridica. moro de aluguel, sou casada e no nome do meu marido a um carro quitado e uma moto. o banco pode tomar?

publio disse...

Eu tinha uma divida no banco ela tinha 6 anos a divida era de 4 mil ai fui e paguei a proposta que eles fez de 380 ja tem um mes isso e ainda ta dando política de crédito nos bancos mais meu nome ta limpo e nem no serasa o que eu faço ?

Anônimo disse...

Olá. Contraí uma dívida com cartão submarino Cetelem mais de 20.000,00 tenho um carro no valor de 17.000,00 em meu nome, seria melhor passar para o nome da minha filha para não ser alvo de penhora? É melhor eu ´´sumir`` mudando endereço e email no site ou assumir o recebimento das cobranças mesmo não tendo como pagar a dívida no momento?

Fabio cardoso disse...

Bom dia, meu nome e Fábio, por favor me esclareça uma coisa.Eu tenho quase 2 mil reais de divida em 2 cartões de credito,eu tava pagando direito mas sou altonomo, não tenho salario fixo. E o meu volume de serviço em alguns meses para ca, caiu muito. Então comecei a pagar so um certo valor, de cada parcela, e não o total como eu vinha fasendo antes entendeu. Ai as parcelas começou a acumular, e o juro vinha alto de mais, então eu parei de pagar, não porque eu quis, mas por falta de serviço e por causa dos juros altos.Agora eu tenho uma moto,um computador uma tv de plasma uma empressora, que esta no meu nome. Vc acha que posso perder algum bem material, tipo minha moto que vale no maximo 4 mil reais, é e o bem maior que tenho. Vc pode me falar quais são os riscos que eu corro do banco penhorar alguma coiza minha, eu conheço um adivogado, e ele disse que minha moto pode ser penhorada. O que vc acha??? Obrigado aguardo sua resposta.

Anônimo disse...

Olá tudo bem. Meu marido tem divida com a receita federal, se eu colocar a nossa única casa em meu nome eles podem penhorar pra saldar a divida? desde já Agradeço sua resposta, Obrigado.

Aldineide Rios disse...

Amiga, vai depender muito do regime de casamento de vocês, como trata-se de informação jurídica sugiro que busque orientação com um advogado para não ter surpresas desagradáveis.

Aldineide Rios disse...

Fábio, o banco pode penhorar moto sim mas antes ele vai entrar na justiça e duvido muito que o banco faça isso com uma divida de 2.000,00
Mesmo que ele entre o juiz vai lhe intimar para audiência de conciliação pois o que eles querem é receber e não pegar algum bem.

Se você for intimado compareça as audiências nem que seja para dizer que não tem como pagar pois se deixar para lá, só vai piorar irão pensar que você não está nem aí....

Aldineide Rios disse...

Bem sumir não vai resolver seus problemas, só vai adiar por algum tempo e não sei se transferir para o nome de sua filha vai resolver, sugiro que procure um advogado para lhe orientar com mais rigor pois sou consultora financeira e esta sua situação é muito mais jurí.dica do que financeira

Anônimo disse...

BOA NOITE TENHO UMA DIVIDA COM O BANCO ITAU DESDE 2010 E NESSE ANO A DIVIDA ERA DE 25.000,00 ESTOU COM MEU NOME NO SERASA ENFIM COMEÇARAM AS LIGAÇÕES E HOJE EM 2013 DESCOBRI QUE QUE ENTRARAM COM EXECUÇÃO DE TITULO EXTRAJUDICIAL E SÓ TENHO UM CARRO EM MEU NOME O QUE DEVO FAZER

Anônimo disse...

funcionário publico estadual demitido a bem do serviço publico que tem empréstimo consignado no banco qual recebia salário, não podendo mais pagar o empréstimo o banco pode tomar o carro.

Unknown disse...

bom dia,parabens pelo blog....bem tenho uma divida no valor no valor de 15mil no cheque especial + 02 de empestimos pessoais no banco ( uma de 20x732 e outra 20x1070,00) ....no momento estou desempregado ,faço alguns bicos para poder sustentar meus 02filhos e esposa,
o unico bem que tenho no meu nome é um carro ano 95 avaliado em 6000reais.
o que pode acontecer comigo? o carro pode ser penhorado ?
grato pela atenção

Anônimo disse...

Boa Tarde, perdi meu carro semana passada, a financeira levu por busca e apreensão, pois perdi emprego e nao pude mais pagar...Tenho a casa que mora com marido e filhos e está em meu nome e do meu marido, Mesmo o carro ido a leilão vai sobrar um saldo à pagar. SE eu não pagar eles podem querer minha casa????ou não corro esse risco..Obrigada

Anônimo disse...

Boa Noite minha duvida e a seguinte tenho fies 100 porcento nao tenho casa no meu nome nada... o que pode acontecer caso eu nao consiga pagar?

Aldineide disse...

O não pagamento no fies acarretará em cobrança judicial, com possibilidade por parte da justiça de bloqueio de bens, se não há bens no momento mas poderá haver no futuro e ficar com a vida financeira comprometida só trará complicações.

Você será negativado também o que irá prejudicar no acesso a créditos, inclusive os benéficos como financiamento de casa, carro, recurso para abertura de empresa etc.

Até a contratação em empresa de grande porte poderá ser comprometida.

Anônimo disse...

alguém pode me ajudar, meu cunhado tem uma divida trabalhista, e seu carro foi dado busca e apreensão,gostaria de saber se essa determinação do juiz pode ser cancelado, pois o carro é financiado, e outra coisa eu poderia transferir essa divida do financiamento para min, e transferir esse carro para meu nome, meio complicado de entender né.... se poder responder agradeço

Unknown disse...

Isto é bem complicado, ganhei uma causa na justiça com minha ex, mas não consigo nada para conseguir que ela me pague, posso pedir na justiça o IR dela e também do marido para pesquisa de bens? ricardo.saar@ig.com.br

Anônimo disse...

ola, tenho uma duvida tenh uma divida com cartao de uma loja e rescebi uma cobrança extrajudicial, a minha duvida e a seguinte tenho uma conta poupança com um dinheiro que recibi de rescisao eles podem me tomar este dinheiro?

Aldineide disse...

Esclarecendo:
1)Extrajudicial significa que ainda não foi para a justiça.

2) Para bloquear alguma coisa tem que ir primeiro para a justiça para o juiz determinar o bloqueio

3) O juiz só determina o bloqueio se você não tiver interesse em pagar.

4) nunca deixe de acompanhar qualquer processo ou intimação que chegue para você. Não é porque você deixa de ir a uma audiência que você fica isento, muito pelo contrário, quando você deixa de ir para o entendimento que você concorda com tudo que foi solicitado ou determinado. portanto acompanhe.

5) poupança é protegida até determinado valor, que não é muito baixo.

6) processo na justiça demora muito.

Aldineide disse...

BLOQUEIO DO CARRO

Bem Se o carro estiver em busca e apreensão e não estiver alienado (em garantia) para outra operação pode sim ser bloqueado, se tiver já em outra garantia pelo financiamento a prioridade é da financeira porém tem que ser informado para o juiz que o carro já está alienado a outra pessoa.
passar para o seu nome não vai ser possível pois ele já está informado no processo como de seu cunhado.

Você podem propor ao juiz um acordo para pagar a dívida trabalhista, mas como trata-se de acordo na justiça tem que ser muito bem calculado para pagar mensalmente sem atraso pois nesse caso a dívida DOBRA de valor e piora a situação, mas se pagar tudo em dia é muito melhor.

Anônimo disse...

Ola.. gostaria que me esclarecesse..
Tenho um carro financiado, estou conseguindo pagar certinho, mas me perdi no cartao de credito.. e agora estou sendo cobrada. Entao a minha duvida é se o banco pode penhorar meu carro que ainda falta 02 anos pra terminar de pagar. muito obrigada.

Anônimo disse...

Ola tenho uma divida na farmácia de 350 reais e estou desempregada a pessoa me colocou novpequenas causas estou apavorada pois nao tenho dinheiro para quitar essa dívida e tenho medo de ser preso eles parcelam no pequenas causas? O dobovda farmácia nao quer parcelar

Aldineide disse...

Olá,
Dívidas, normalmente não colocam na cadeia.
Se for intimado para ir as pequenas causas, vá.
na audiência esclareça suas condições e como pode pagar, lembre-se de ser coerente, afinal você consumiu e tem que pagar.

Stúdio Serigráfico disse...

Um amigo pegou um emprestimo com o irmão num valor alto, mas na época (2 anos) atrás, o irmão disse que não tinha pressa de receber, agora ele colocou o irmão na justiça e quer a casa dele. O que ele pode fazer??? Sendo que esse irmão recebeu 2,5 de títulos de capitalização e deu dinheiro pra família toda, mas pra esse irmão fez emprestimo e ainda um documento para Receita Federal dizendo que era doação. Como ele age???
E parabéns seu blog é 1000!!
Deus te abençoe e proteja por tanto carinho com o povo!!!

Aldineide disse...

No caso de briga de irmão tem muita envolvida, como o relacionamento deles desde cedo e isso só eles mesmo entendem, portanto o melhor a fazer é conversar e tentar entenderem um ao outro, com coração desarmado e sem barreiras e querer tirar vantagem.
Os dois tem motivos, direito e deveres.

Aldineide disse...

Anônimo disse...
Ola.. gostaria que me esclarecesse..
Tenho um carro financiado, estou conseguindo pagar certinho, mas me perdi no cartao de credito.. e agora estou sendo cobrada. Entao a minha duvida é se o banco pode penhorar meu carro que ainda falta 02 anos pra terminar de pagar. muito obrigada.

Bem duvido muito que o banco vá a justiça penhorar o carro por dívida de cartão, só se for muuuuuito levada.a

Anônimo disse...

bom dia, tenho um divida com dois cartoes de credito uma gira em torno de 8.000 e a outra em torno de 4.000 tenho um carro financiado no meu nome pelo sistema de leassing ( se eu nao pagar o banco toma)a financeira do cartao de credito pode tomar meu carro sendo que meu unico bem é ele nao possuo casa, moto nem nada a nao ser o carro. posso deixar a dividar caducar pois no momento nao consigo pagar pois meu marido esta desempregado e eu atualmente ganho 1.000 por mes e tenho que arcar com aluguel prestacao do carro plano de saude e etc. me ajude por favor nao sei o que fazer estou com muito medo de eles tomarem meu unico bem que eh meu carro

Anônimo disse...

oi gostaria de tirar uma duvida,tenho um debito de veiculo financiado que esta em atraso desde 2013,a assessoria de cobrança entrou em contato comido dizendo que ira bloquear meus bens e contas bancarias, minha conta é corrente porem só recebo da empresa o pagamento ela pode bloqueada minha conta? E tenho outro carro financiado este esta em dia eles podem arrenda este carro?

Anônimo disse...

Boa tarde!

Deve a faculdade um semestre, no valor de R$ 3200,00. Tenho recebido ligações de um advogado que diz que serei chamada em juízo para esclarecer o porque da falta de pagamento. Eu estou passando por uma situação financeira difícil e ainda não tenho como pagar. O que faço??

Anônimo disse...

Aldinei, bom dia !

Estou com uma divida no banco onde tinha 3 cartôes de crédito que no total fiquei devendo 6.000,00 ; mas 4.000,00 de imprestimo pessoal . Mudei de emprego, tive problemas pessoais por isso não pude arcar com a divida , agora tem um assessoria ligando , ameaçando entrar com uma ação em execução , não possua imovel em meu nome o unico bem que eu tenhoé um carro que com muito custo foi a unica coisa que estou conseguindo pagar em dia ( o financiamento do meu carro acaba em maio deste ano , e eu fiz no mesmo banco que eu estou devendo ) eles podem penhorar o meu carro ? o que devo fazer ? Desde já agradeço sua atenção !

Anônimo disse...

Boa tarde,
Meu sogro usou minha sogra como laranja da empresa dele, e agora ela está com uma dívida alta no nome dela e da empresa (optante do simples nacional), devendo para pessoas físicas e para o banco. A dívida vai pra ação judicial, pois já tem até boletim de ocorrência das pessoas físicas.
Eu e meu marido tempos um apartamento e um carro. Esses bem podem ser penhorados para quitar a dívida dela?
Obrigada!

Anônimo disse...

BOA NOITE AMIGO! ESTOU SENDO PROCESSADO NAS PEQUENAS CAUSAS POR UM VEREADOR PRESIDENTE DA CÂMARA EM MINHA CIDADE POR UMA POSTAGEM NO FACEBOOK ONDE PEÇO A ELE QUE PRESTE CONTAS DE UMA OBRA NA MESMA QUE JÁ DURA 06 ANOS, INTERPRETADO DE MANEIRA ERRONIA ELE ME ACUSA DE TELO CHAMADO DE LADRÃO, COM VASTO CONHECIMENTO NA ÁREA, PEÇO LHE A SUA OPINIÃO E COMO DEVO AGIR, JÁ QUE PEQUENAS CAUSAS POSSO EU MESMO ME DEFENDER, ANTECIPO AGRADECIMENTOS.

Anônimo disse...

Oi Aldineide boa tarde,devo em dois bancos e em algumas empresas de cartão de crédito, eles estão me enviando cartas falando q vão penhorar meus bens ,tenho um carro n meu nome n valor d 4.000 eles podem tomar meu carro?

kleiton disse...

bom dia meu nome e kleiton,perdi minha moto em uma blitz tava com dois anos de documentos atrazado eles acabarao rebocando a moto dai endiante nao paguei mais a moto,eles me ligam direto querendo fazer acordo so q nao to trabalhando atualmente minha divida ta 25.500,00
eles tentarao um acordo comigo de 6.000,00 uma entrada 1.000,00 mais 12 vezes ate da o valor de 6.000,00,so q eu nao tenho menhuma forma de pagar,eles mi ligarao e falou c eu nao pagar essa diva eles vao entra com meu nome na justiça e recolher alguns bens meu,tenho uma moto q minha cunhada vendeu pra mim ela ta no meu nome tem alguma possibilidade deles prenderem minha moto pra quita a divida,o que devo fazer pois ja faz 4 anos e 3 meses essa divida foi um financiamento de 48 prestações só q eu paguei 12 prestações vcs ai tem alguma solução q eu possa tomar...

simone disse...

Bom dia! desde ja agradeço seus esclarecimentos, por motivos de crise financeira recentemente me envolvi em muitas dívidas com bancos na pessoa física e jurídica, um pouco em cada banco e também nos catoes de credito, minha dívida gira em torno de 25 mil somando todos, minha vida virou um inferno e não durmo mais, não tenho como pagar, sou comerciante e a situação está muito dificial, mal tenho dinheiro para pagar o aluguel e manter a loja, não tenho como fazer nenhum tipo de parcelamento porque nada mais cabe no meu orçamento. O que está tirando meu sono e minha vontade de viver é o medo de penhorarem meus bens o que me restou e também minha conta corrente. Tenho um apartamento financiado que tive que alugar pois não tenho condições de pagar as parcelas, um carro velho que não vale nem 5 mil que uso na loja para fazer entregas e que está quitado, a loja que está em meu nome e uma unica conta jurídica onde caem as vendas que faço no cartão de credito quando vendo na loja, nessa conta só entra isso, não existe outros depósitos, nada, pois não tenho outra fonte de renda.. Os bancos podem penhorar meus bens ou minha conta online para o pagamento dessas dívidas, podem se juntar para abrirem uma ação conjunta? recebo ameaças de todos os lados, cobrança toda hora e o pior, não tenho como pagar nada agora. pelo amor de Deus me dá um esclarecimento sobre isso para que eu possa pelo menos dormir, pois até minha saúde está sendo afetada, não tenho dinheiro para pagar advogado, nem um centado, desses 25 mil uma parte é da pessoa fisica e outra da juríca, recentemente recebi uma carta do banco dizendo que registraram a divida no cartório... passei até mal.. o que faço? se quiser pode responder no meu email oncyndiuns@hotmail.com. obrigada.

Anônimo disse...

me responde no meu e-mail

kleiton.brito@yahoo.com.br

kleiton disse...

me responde aqui nesse e-mail

kleiton.brito@yahoo.com.br

Unknown disse...

ola oa tarde meu nome e Leidy, eu utilisei meu cartão de credito pan ,tanto o maste quanto o viza , pois meu carro de problema ,e utilisei parcelado em oficinas na epoca trabalhava entao pagava certinho ,mas fui mndada embora e devido meu sustento não pude mais pagar ,uma divida era de 1,500 e a outra de 700.00 mas agora esta triplicada e tenho menos condicoes ainda ,e eles me ligaram falando que ja entrou com ação judicial tentei fazer acordo em varias vzs mas..paguei a primeira so que proximos mes não vou ter para pagar, trabalho anonimo e o que tiro e para comida e contas da casa , não sei o que fazer .atenciaozamente leidy ( leidecleia.lp@gmail.com

Só pra Rir disse...

Ola tenho uma divida com mais de 1 ano em atraso No BBB de 50 mil reais, estou vendendo um imóvel de 600 mil reais dinheiro esse que vai cair na minha conta CC em outro Banco, posteriormente assim que cair o dinheiro la eu vou fazer quitação dos meus Débitos. A pergunta é, Hoje minha conta CC desse outro banco não esta Bloqueada, mas se cair la esses 600 mil reais eles podem Bloquear sem mesmo um mandado?

Unknown disse...

ola , bom dia ! tenho uma divida de cartao de credito com o banco panamericano , era de 700 reais e no momento ja esta quase 3,000 mas so de juros na epoca fiquei desempregada , mas agora nao dou conta de pagar pois mesmo tentando fazer um acordo o valor da parcela e muito alto , nao tenho nada de valor minha casa e financiada pela caixa , pelo programa minha casa minha vida , e tenho um carro simples de pouco valor, ja recebi varias ligações de advogado para pagar a divida pois eles vão entrar com ação judicial mas eu nao tenho como pagar ,o q faço?

elaine disse...

Boa tarde, tenho uma empresa e estou com dividas, nao tenho mais condições de mante-la estou devendo ao banco e a uma fabrica que eu comprava mercadoria,
tenho apenas uma casa, se eu não consegui pagar essas dividas posso perder a casa? o os moveis que tnho dentro, podem ser penhorados? Se eu abrir falência, fico livre as dividas?

jair disse...

opa e aí blz?
é o seguinte,meu sogro fez um consignado no banco itau para pagar em trez anos,mas nunca descontaram uma parcela se quere alem do mais já venceu os 3 anos ja esta no 4 ano quase 5 anos apos a divida e hoje 12/02/2015 o banco ligou pedindo para ele ir ate o banco fazer o acerto porque senao seu beneficio seria bloqueado. Isso pode acontecer o banco tem esse poder e direito????

Unknown disse...

oi boa tarde meu nome leidy eu gostaria de saber o que faço a respeito de uma dívida que eu tenho com o banco panamericano é com cartão de crédito na época a dívida era 700 reais por causa do cartão de crédito aí acabei ficando desempregadae não teve como está pagando a dívida que eu tinha essa está em torno de mil e oitocentos reais por conta dos juros não tem como está pagando por enquanto o banco entrou com ação com advogado estão ligando pra mim para que pague as dividas tentei fazer um acordo com eles mas o valor que eles pede pra tá pagando parcela pra mim é muito alto no momento nao dinheiro algum e eles ligam pra mim falando que vão entrar com o jurídico um processo contra mim só que eu não tenho como tá saudadendo essa dívida pois o juros tá muito alto e hoje eu tenho uma casa financiada pela caixa do projeto minha casa minha vida tem um carrinho simples que tá no meu nome ainda não estou empregada então por enquanto não tem como pagar esta dívida com esse juros então gostaria de saber o que posso está fazendo.

Angelica disse...

Boa Noite Aldineide, Primeiramente parabéns pelo blog muito esclarecedor!

Minha dúvida é a seguinte; quero fazer um financiamento pelo FIES 100% para o curso de medicina, sei que no final do curso terei uma divida muito grande. Não tenho nenhum bem no meu nome, mas logo me casarei. tenho uma herança que ainda não foi deixada. Minha dúvida é; Eles podem penhorar minha herança?( que virá ser meu único bem família,porque a casa que vou morar agora é financiada pelo meu marido). Eles podem penhorar minha herança mesmo se ela adquirida durante os estudos ou após formada?

Eu agradeço, por favor me ajude antes de fazer a solicitação do Fies.

Anônimo disse...

Tenho um processo judicial de acidente de transito) onde já foi bloqueado valores de minhas contas (pequenos valores), gostaria de saber se nesses casos podem bloquear a conta corrente e/ou poupança da minha esposa.

Aguardo e obrigado

Aldineide Rios disse...

Normalmente, a penhora é apenas no nome do devedor/réu para bloquear o cônjuge tem que pesquisar o regime de casamento e como os valores não devem ser muito elevados não compensa fazer estas pesquisas, a não ser que a vítima e seu advogado sejam bem ativos. Minha sugestão é que você procure a justiça para fazer acordo pois não terá paz enquanto tiver esta dívida, o objetivo da justiça é resolver as dívidas e não prejudicar ninguém, se você deixou o processo correr sozinho agora vai pagr o preço de não ter se defendido.

Aldineide Rios disse...

Angélica, boa tarde.
você já está começando errado, nem começou o curso e já está pensando em não pagar... o FIES é um financiamento como outro qualquer e será através dele que você estará ingressando no mercado de trabalho, procure durante este período caminhos para aumentar cada vez mais sua renda, vá fazendo depósitos mensais dos valores que você poderá pagar, tem que ter disciplina e controle.

Aldineide Rios disse...

Leidy, boa tarde,

Reveja seu orçamento, veja quanto você pode pagar mensalmente e mesmo que eles não aceitem sua proposta vá depositando este valor em uma poupança como se tivesse feito acordo. Tem que ser muito disciplinada. Se eles colocarem na justiça acompanhe o processo, vá a todas as audiências, se não tiver como pagar advogado peça um a defensoria pública mas JAMAIS deixe o processo corre sozinho vá nem que seja para dizer ao juiz ue você não tem como pagar, leve provas disso como suas contas, receitas. Saiba que juiz não é burro e sabe quando há má fé. O dinheiro que você depositar na poupança até lá servirá para mostrar sua boa intensão em pagar quando a parcela está dentro de seu orçamento e também servirá como entrada para qualquer acordo.

Aldineide Rios disse...

Jair, bloquear o benefício não tem como o banco pode bloquear o cartão para ele receber diretamente na boca do caixa e forçar ele a ir negociar. Mas seu sogro sabia que estava devendo então tinha que ter procurado o banco para resolver. Agora é procurar para resolver a situação, afinal ele está devendo.

Aldineide Rios disse...

Elaine, você não informa o tamanho da dívida, mas se o caso for para justiça todos só tem a perder o melhor é buscar fazer acordo e pagar, não sei suas condições atuais mas reveja seu orçamento, analise o que levou sua empresa a quebrar e quanto a falência não é tão fácil assim tem que pagar e você morre financeiramente

Aldineide Rios disse...

Empreiteira, para realizar qualquer bloqueio em sua conta só com autorização de juiz, fora isso o banco fica só na vontade, se eles bloquearem pode solicitar o desbloqueio pois é ilegal.

junior nogueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Keila disse...

Aldineide,
Conclui a minha faculdade em 2012,mas não consegui pagar o ultimo semestre, hoje eu recebi um oficial aqui em casa com mandado de citação penhora e avaliação,não assinei o mandado mas fiquei com uma via , dizendo que tenho que pagar a minha divida de 2.700,00 em ate 3 dias ,mas não
tenho esse dinheiro. Oque devo fazer,e oque pode acontecer caso eu não consiga pagar?

Keila disse...

Aldineide,
Conclui a minha faculdade em 2012,mas não consegui pagar o ultimo semestre, hoje eu recebi um oficial aqui em casa com mandado de citação penhora e avaliação,não assinei o mandado mas fiquei com uma via , dizendo que tenho que pagar a minha divida de 2.700,00 em ate 3 dias ,mas não
tenho esse dinheiro. Oque devo fazer,e oque pode acontecer caso eu não consiga pagar?

Aldineide disse...

Keila, bom dia

Acredito que antes do oficial chegar até a penhora você deva ter recebido intimações para pagamento e como não tinha como pagar foi deixando para lá.
ocorre que na justiça deixar para lá só piora a situação pois dá a impressão que você não tem interesse em pagar. minha sugestão: procure a vara jurídica onde está a ação e converse com o juiz ou asistente e proponha parcelamento da dívida. Lembre-se que na justiça quando você faz um acordo tem que pagar sob pena de piorar a situação, só faça se realmente puder honrar.
Ou informe através de provas e dados concretos sua situação financeira e peça um tempo para poder pagar mas tudo de forma bem pensada e estudada. A faculdade só quer receber a dívida.

Unknown disse...

oi,gostaria de tirar uma duvida,meu esposo adquiriu um carro no nome do patrao ainda esta pagando as prestaçoes,so que o patrao esta com uma divida de 30,000 no banco.a duvida e :o banco pode pegar o carro para quitar a divida?

Anônimo disse...

Vendi um carro, a pessoa foi embora para Brasilia e levou o carro e não pagou o restante da dívida. Entrei com processo, ele assumiu que estava com o carro atraves de um advogado e não apareceu mais em nem quiz acordo e nada. O juiz o condenou a pagar 12.191,00 e agora irá rastrear se ele tem bens. Eu creio que ele não tenha nada em seu nome, mas ele como funcionario federal do senado ganha mais de 30.000,00. O juiz pode tirar mesmo que seja parcelado esse valor que ele ficou me devendo?

Anônimo disse...

Olá!!! Hoje fui ao banco e bloquearam meu cartão e o dinheiro da poupança, fui transferi para pagar minha prestação da casa e não tive como, estou devendo o construcard da caixa. mas infelizmente no momento não tenho como pagar. E já bloquearam por duas vezes o dinheiro, uma na conta corrente desde o ano passado e agora da poupança. o que devo fazer. Minha prestação vence dia 23-03-2015

Aldineide disse...

Bem as informações são poucas, mas procure o gerente geral da agência e solicite o desbloqueio pois eles não podem bloquear a poupança é ilegal, se permanecer diga que vai denunciar ao banco central faça queia no procon.

Polyana disse...

Boa noite Aldineide, estou com uma duvida. Meu pai tinha uma empresa onde declarou de forma errada o IR, pois trocou os campos de cruzeiros e UFIRS da época. Gerou uma divida, tem o processo rolando desde 1996 e divida desse UFIRS já passam de 3 milhões de reais... valor que nunca vi, muito menos ele. Ele possui uma sala em prédio que ja foi pra leilão, depois impedida de ser leiloada, agora esta para leilão de novo, dia 19/03/2015. Ainda que vá a leilão, não vale nem 100 mil....portanto, bem longe de pagar a tal divida de milhões. A questão é, hoje temos outra empresa, que está em meu nome. A receita federal poderia leiloar os meus bens para pagar dividas do meu pai, que não tem participação alguma na sociedade da empresa, que é minha e do meu irmão??? A empresa dele jamais faturou qualquer valor próximo a isso, mas os juros são estratosféricas. Meu medo é que eu perca minha casa e minha empresa por uma divida dele. Quando ele morrer, as dividas serão herdadas?

Albamo disse...

Amigo o fiador do imóvel do meu Tio tem um carro que está alienado pelo banco, Este bem pode ser vendido para quitar a divida do imóvel do meu Tio, sendo que o dono do carro é o fiador e locatário não tem nada para ser apreendido ? Qual o procedimento neste caso ?

Anônimo disse...

Aldineide
Meu marido tem uma divida com a receita, gostaria de saber se eu colocar ele como meu dependente na DIRPF posso ser obrigada a pagar a divida no nome dele, no momento ele esta desempregado nao temos condições de saudar essa divida

Anônimo disse...

Bom dia Aldineide.
Meu esposo fez um construcard no valor de R$8.000,00, porem ficou desempregado e impossibilitado de manter as parcelas em dia. A moça do banco disse que darão entrada num protesto em cartório. Nossa casa foi financiada e estamos pagando. É o único bem que temos... Ele fez este empréstimo para reformá-la e conseguimos, mas agora estamos devendo ao banco. Estou muito apavorada, pois temos 3 filhos e estamos desempregados e não temos como pagar, nem negociando. Eles podem tomar nossa casa? Já que hoje está bem mais valorizada devido à reforma?

Unknown disse...

ola meu nome é Adriano em 2011 fui avalista de uma amiga para ela alugar uma casa e ela não pagou, hj o oficial de justiça veio em minha residencia com um papel de penhora de um carro que eu tenho para uso do meu trabalho o que eu faço ?

Anônimo disse...

Olá
Tenho uma dúvida. Comprei uma geladeira mas na semana seguinte fui demitido do emprego, tive que por a empresa a qual trabalhava na justiça para cobrar meus direitos, mas por este motivo não consegui pagar nenhuma prestação do dito refrigerador, agora eles ficam querendo que eu devolva o bem ou irão acionar a justiça para cobrar. O que realmente eles podem fazer, sendo que não tenho nenhum bem em meu nome e nem a casa onde moro não está em meu nome.
Obrigado
Cesar Casarotto

Anônimo disse...

Minha irma pegou 5 mil reais de empréstimo no banco do Brasil já faz mais de 5 anos, o nome dela já foi limpo no SPC? Ela pode abrir contas em bancos? Ela pode ter acesos a cartões de creditos de outras agências?

Aldineide Rios disse...

Bom dia
Após 5 anos o nome sai do SPC/SERASA mas a dívida não deixa de existir os bancos ficam com as informações e pode consultar para saber se há ou não pendência financeira, isso para evitar que o cliente venha novamente causar algum dano financeiro tomando novos empréstimos e não pagando.

Meryl disse...

você foi à procura de uma oferta de empréstimo particular? Talvez um credor legítimo para grandes empréstimos, ou empréstimos baratos e rápidos em 2% ao ano para pagar contas de emergência e as dívidas? entre em contato conosco agora, financialassuranceloans@gmail.com

madam rita disse...

Mi marido tiene a mí ya los niños de los 8 meses de abandonar el pasado ahora, y se niegan a volver porque estaba en suspenso por una mujer a la que acaba de conocer, por eso, mi auto y los niños que sufren ha sido y ha sido el talón de la lucha, pero yo decido el todos los medios para asegurarse Que mi familia se reúnen para utilizar el que, entonces me fui en línea allí vi tantos buena charla sobre este hechizo lanzador cuyo sitio web es Akwukespiritualtemple@gmail.com así que tuve que póngase en contacto con él y en tan sólo 3 días la que ha prometido, mi marido cam casa y su comportamiento fue de nuevo al hombre que conseguí casado. No puedo agradecerles lo suficiente el lanzador de hechizos lo que lo que hizo por mí, estoy tan agradecido.

Anônimo disse...

BOA NOITE, ESTOU MUITO PREOCUPADA, DEVO PARA O BANCO ITAU, UNS 2MIL REAIS, RECEBI UMA COBRANÇA DO CARTORIO, UMA PROPOSTA PARA PAGAR EM ATE 3 DIAS, SE NÃO PEGARÃO MEUS BENS. NÃO TENHO CARRO OU CASA NO MEU NOME, ELES PODEM PEGAR MEUS MÓVEIS? COMPUTADOR? OBRIGADA!

Unknown disse...

Bom dia, recebi uma carta de cobranca onde falava sobre penhora meus bens caso nao seja paga a divida tem mais oumenos dois anos, gostaria de saber se minha conta poupanca da cauixa economica pode ser penhorada/?

Unknown disse...

Bom dia, recebi uma carta de cobranca onde falava sobre penhora meus bens caso nao seja paga a divida tem mais oumenos dois anos, gostaria de saber se minha conta poupanca da cauixa economica pode ser penhorada/?

Anônimo disse...

Ola Aldineide por favor me esclareça uma dúvida tenho que pagar uma divida de um locatários de imóveis devido ter ficado desempregado uns 6 meses não tava tendo dinheiro para pagar o mesmo ele foi na porta da minha residência falar que iria abrir uma ação contra mim e que iria penhorar o único carro que tenho para uso isso seria possível desde que o carro não esta em meu nome? Desde ja agradeço

Aldineide Rios disse...

PENHORA DE POUPANÇA:
Poupança abaixo de 40SM não pode ser penhorada.

Unknown disse...

Bom dia eu comprei um notbook da dell fiz um financiamento com cheque junto a aymore do santander paguei 6 parcelas e atrazei as restante e então eles veio com valor total de 5.000.00 querendo receber tudo liga para o meu serviço me ameaça por telefone dizendo que vai cobrar na justiça deixei de pagar porque minha esposa ficou gravida e esta gastando muito pois ela esta com anemia profunda então preferi ajuda minha esposa para que não perca minha filha foi 48x de 315.00 uq eu faço o santander me mandou mensagem dizendo que vai no meu serviço com oficial de justiça. oque eu faço

layane disse...

Boa noite! Estou com uma divida de 8.000 no cartão de credito, recebi uma mensagem por telefone dizendo que nos proximos dias sera iniciado a penhora dos bens moveis e imoveis tudo o que tenho alem dos moveis é um carro aliendo ate dezembro desse ano porem esta com suas parcelas em dia; minha pergunta é corro o risco de ter o carro penhorado?

Aldineide Rios disse...

Para um bem ser penhorado tem que primeiro haver determinação do juiz e isso só acontece depois de ocorrer audiência e o devedor sempre é chamado. É importante acompanhar todas as etapas do processo e não deixar de ir a nenhuma audiência para evitar que o processo corra a revelia ou seja sem seu acompanhamento.
As empresas de cobranças fazem ameaças mas não passa disso - ameaças- pois para penhorar o caminho é grande e o juiz antes tenta acordos para recebimento da dívida só se o devedor não quiser mesmo pagar...

GEAN CARVALHO disse...

CASEI E NO MEU CASAMENTO COMPRAMOS UM CARRO E ELE FOI FINACIADO NO NOME DA ESPOSA, NOIS SEPARAMOS E ELA QUER CONTRATOR UM ADVOGADO PRA PEDIR BUSCA APREENÇAO DO CARRO ELA TEM ESTE DIREITO POIS NO CASAMENTO FOI EU QUE DEI ENTRADO DO CARRO E JA PAQUEI A METADE DO CARRO

GEAN CARVALHO disse...

CASEI E NO MEU CASAMENTO COMPRAMOS UM CARRO E ELE FOI FINACIADO NO NOME DA ESPOSA, NOIS SEPARAMOS E ELA QUER CONTRATOR UM ADVOGADO PRA PEDIR BUSCA APREENÇAO DO CARRO ELA TEM ESTE DIREITO POIS NO CASAMENTO FOI EU QUE DEI ENTRADO DO CARRO E JA PAQUEI A METADE DO CARRO

Unknown disse...

Ola Emerson queria que você mim desse uma orientação sobre meu assunto, em 2010 ate 2012 obtive mercado de bairro, foi que começo o problema, meu comercio não deu certo e acabei fechando em 2012, na época em que tive meu mercado, eu abrir uma empresa no contador, depois que fechei meu comercio mais nao fechei minha empresa, em 2012 fiquei com uma divida no banco na faixa de 6 mil reais vendi tudo para pagar o banco cheguei ate quase quita essa divida mais no de correr desses 3 anos voltei pega dinheiro no banco por que como minha conta era corrente eu tinha 4 mil em cheque especial e 5 mil no cartão acabei mim endividando usando meu limite de novo, para cobrir o banco acabei de cair na besteria de algums empréstimos nas mão de agiotas duas vezes por que nao queria falar com meu pai que estava devendo no banco no decorrer desse tempo eu devia quase 12 mil para agiota e o mesmo valor de 5 mil para o banco, acabou que meu pai ficou sabendo ai conversei com meu pai e ele ajeito para mim e pago os agiotas então voltando a minha questão fiquei devendo ao banco novamente fiz um acordo com o banco por que como minha conta era corrente os juros eram 10% então falei com o gerente e ele mim informou que para diminuir só fazendo um acordo então acabei de fazer o tal acordo para diminuir de 10 % para 2% de juros e as parcelas ficaram 24 de 262,00 mais mesmo assim não consigo pagar nem o banco e nem o cartão hoje devo no banco e cansei de paga juros e mais juros abusivo sendo que na ápoca que não sabia dos direitos de devedor, de la para cá fiz os cálculos e nesses 3 anos já dei mais de 30 mil ao banco comedo de eu ser preso ou de sujar meu meu nome por que não sabia sobre os meus direitos hoje continuo devendo ao banco 5400 e 3600 no cartão totalizando 9 mil reais tenho um dinheiro a receber mais no meu a ver hoje não irei paga mais dinheiro ao banco, não irei dar o meu suado aqueles infelizes miseráveis o que vc mim recomendaria eu esperar fica sujo ums 3 anos ate de que 9 mil dessas para ums 2 mil, por que vim em alguns assuntos que a divida depois de alguns anos eles dão uma proposta ate de 90% do valor, ai eu pago, ou não, e outra nunca fechei minha empresa só dei baixa queria saber se com o meu nome sujo posso fechar. O Vida complicada

Unknown disse...

Ola Emerson queria que você mim desse uma orientação sobre meu assunto, em 2010 ate 2012 obtive mercado de bairro, foi que começo o problema, meu comercio não deu certo e acabei fechando em 2012, na época em que tive meu mercado, eu abrir uma empresa no contador, depois que fechei meu comercio mais nao fechei minha empresa, em 2012 fiquei com uma divida no banco na faixa de 6 mil reais vendi tudo para pagar o banco cheguei ate quase quita essa divida mais no de correr desses 3 anos voltei pega dinheiro no banco por que como minha conta era corrente eu tinha 4 mil em cheque especial e 5 mil no cartão acabei mim endividando usando meu limite de novo, para cobrir o banco acabei de cair na besteria de algums empréstimos nas mão de agiotas duas vezes por que nao queria falar com meu pai que estava devendo no banco no decorrer desse tempo eu devia quase 12 mil para agiota e o mesmo valor de 5 mil para o banco, acabou que meu pai ficou sabendo ai conversei com meu pai e ele ajeito para mim e pago os agiotas então voltando a minha questão fiquei devendo ao banco novamente fiz um acordo com o banco por que como minha conta era corrente os juros eram 10% então falei com o gerente e ele mim informou que para diminuir só fazendo um acordo então acabei de fazer o tal acordo para diminuir de 10 % para 2% de juros e as parcelas ficaram 24 de 262,00 mais mesmo assim não consigo pagar nem o banco e nem o cartão hoje devo no banco e cansei de paga juros e mais juros abusivo sendo que na ápoca que não sabia dos direitos de devedor, de la para cá fiz os cálculos e nesses 3 anos já dei mais de 30 mil ao banco comedo de eu ser preso ou de sujar meu meu nome por que não sabia sobre os meus direitos hoje continuo devendo ao banco 5400 e 3600 no cartão totalizando 9 mil reais tenho um dinheiro a receber mais no meu a ver hoje não irei paga mais dinheiro ao banco, não irei dar o meu suado aqueles infelizes miseráveis o que vc mim recomendaria eu esperar fica sujo ums 3 anos ate de que 9 mil dessas para ums 2 mil, por que vim em alguns assuntos que a divida depois de alguns anos eles dão uma proposta ate de 90% do valor, ai eu pago, ou não, e outra nunca fechei minha empresa só dei baixa queria saber se com o meu nome sujo posso fechar. O Vida complicada

Unknown disse...

Aldineide, bom dia!

Fiz 2 emprestimos consignados na CEF a 1 ano totalizando 13.000,00 paguei cerca de 6.000,00 total e a 1 ano eu não pago estes emprestimos por problemas financeiros e etc.. Hoje uma empresa contratada pela CEF me liga diariamente me cobrando a renegociação e o pagamento da Dívida, e as propostas apresentadas por eles ainda ficam enviavel fazer o pagamento. Hoje minha divida esta em 16.000,00 pois o juros é diário. Gostaria de saber se eles podem penhorar algum bem meu, sou solteiro e tenho apenas um carro quitado em meu nome, ou vão ficar cobrando ate caducar o período ? lembrando que o juros é diário.

Eduardo disse...

Boa noite, tenho uma ação de execução, tenho uma poupança em meu nome, ela pode ser bloqueada?

Anônimo disse...

Boa noite Adineide!!!!
Parabéns pelo seu blog!!!!
Estamos em panico aqui em casa!!!!
Meu filho de 30 anos estava subindo a serra e o carro dele travou as rodas, girou e bateu numa mercedes,isso foi no final do ano passado, por estar desempregado não fez o seguro do carro dele que é um Honda Fit, hoje ele tem o Honda ainda batido e uma moto Bis que usa para trabalhar de motoboy, ganha em torno de $1000 por mês para conseguir pagar a faculdade, a seguradora estava cobrando dele a 2 meses atrás $68 mil pelo conserto da Mercedes, ele disse que pagaria $200 por mês que é o que ele conseguia pagar, não aceitaram, essa semana veio uma outra carta de cobrança de $78 mil, um advogado que ligou disse que eles vão tirar a moto, o Honda e um apartamento da minha casa minha vida que eu paguei a entrada para meu filho contando que até sair o financiamento ele esteja empregado e ganhando mais para poder pagar as mensalidades, fizemos uns orçamentos e não tem nada a ver com o orçamento deles, ex. 1 farol cobraram $13 mil sendo que um original no mercado livre está em torno de $3 mil, foi um orçamento abusivo. O que devemos fazer? eles podem tirar tudo do meu filho? queremos pagar!!! mas com esse valor não tem como e eles não abrem mão de nada. Por favor me dê uma luz!!! Muito obrigada!!! Lucia

Anônimo disse...

Boa noite Adineide!!!!
Parabéns pelo seu blog!!!!
Estamos em panico aqui em casa!!!!
Meu filho de 30 anos estava subindo a serra e o carro dele travou as rodas, girou e bateu numa mercedes,isso foi no final do ano passado, por estar desempregado não fez o seguro do carro dele que é um Honda Fit, hoje ele tem o Honda ainda batido e uma moto Bis que usa para trabalhar de motoboy, ganha em torno de $1000 por mês para conseguir pagar a faculdade, a seguradora estava cobrando dele a 2 meses atrás $68 mil pelo conserto da Mercedes, ele disse que pagaria $200 por mês que é o que ele conseguia pagar, não aceitaram, essa semana veio uma outra carta de cobrança de $78 mil, um advogado que ligou disse que eles vão tirar a moto, o Honda e um apartamento da minha casa minha vida que eu paguei a entrada para meu filho contando que até sair o financiamento ele esteja empregado e ganhando mais para poder pagar as mensalidades, fizemos uns orçamentos e não tem nada a ver com o orçamento deles, ex. 1 farol cobraram $13 mil sendo que um original no mercado livre está em torno de $3 mil, foi um orçamento abusivo. O que devemos fazer? eles podem tirar tudo do meu filho? queremos pagar!!! mas com esse valor não tem como e eles não abrem mão de nada. Por favor me dê uma luz!!! Muito obrigada!!! Lucia

Caísa disse...

Bom dia, estou com uma dívida na Caixa. Pois tenho um emprestimo no valor de 27.000,00 e infelismente perdi o emprego.
Fui tentar negociar , e ele estão pedindo uma quantia grande para dar de entrada e o valor da parcela também é alto. E como estou desempregada não tenho como pagar essas parcelas. Eles ficam me ligando pra eu refinanciar, pois esta vinculado com a empresa que eu trabalhava. Pois quando eu sai da emoresa é obrigatório a empresa descontar 30% di meu acerto para pagar a dívida. Só que eles estão descontando para pagar as parcelas em atraso. Sai em março e estou com medo, pois me ligam falando que vai pra juiz e podem penhorar meus bens.Mas eu não tenho nada só uma moto Biz.
Como não está atrasado é só questão de contrato.
Será quanto tempo eu tenho pra atrasar sem envolver juiz ou até penhorar?
Preciso primeiro arrumar um serviço.

Unknown disse...

Minha moto foi furtada e estava financiada e não tem como pagar mais a prestação eles podem bloquear minha conta?

Aldineide Rios disse...

Podem bloquear a conta sim, afinal você é responsável pela moto e pelo financiamento. A dívida continua independente de está ou não com a moto.

Anônimo disse...

ola boa noite.meu esposo ffoi processado e a divida foi penhorada a porta a dentro mois nao temos condiçes e moramos de aluguel o que pode acontecer?

Unknown disse...

Boa noite! Estou com 7 meses de alugue atrasado pois estou desempregada a exatamente esses 7 meses. O dono do apto disse que vai em penhora meu carro ,caso eu mão venda ele pra quita a dívida. Só que meu carro vale um valor e com esse crise ninguém está comprando nada. Eu tô desesperada,quero saber se a justiça pode em penhora o carro mesmo?

Unknown disse...

Boa noite! Estou com 7 meses de alugue atrasado pois estou desempregada a exatamente esses 7 meses. O dono do apto disse que vai em penhora meu carro ,caso eu mão venda ele pra quita a dívida. Só que meu carro vale um valor e com esse crise ninguém está comprando nada. Eu tô desesperada,quero saber se a justiça pode em penhora o carro mesmo?

Aldineide Rios disse...

A penhora quem determina é o juiz e ele pode sim penhorar bens para quitar débitos, normalmente quando um bem é penhorado ele vai a leilão e muitas vezes são vendidos abaixo do preço de mercado e é esse alor que é abatido na dívida.
O juiz só determina a penhora se o devedor não mostrar outro meio para pagar as dívidas.

Marks disse...

Olá! Queria que você me tirasse uma duvida. Estou com uma dívida do cartão de crédito e LIS em um banco. Atualmente, não tenho como efetuar o pagamento dessas dívidas. O banco sempre me liga cobrando e me dizendo os valores atualizados de tudo. No momento, a dívidas está ficando alta pois os juros sempre são altos. Eles me disseram que, as cobranças iriam continuar e no mais entraria com uma ação judicial. Daí, fiquei com uma duvida, eu não possuo nada, nem um tipo bem, nada de nada. Apenas sou um estudante. Teria como eles fazerem algo, digamos assim que "complicaria minha vida"??? Em perde algo, eu ter que dar algo a eles? Sendo que meu nome já está sujo

Anônimo disse...

Estou muito preocupada, meu marido sempre teve um nome limpo, fez um empréstimo no cartão de crédito uma vez e conseguiu pagar, sempre conseguimos pagar tudo. Voltou a fazer outro empréstimo de 25mil e conseguiu pagar 5 parcelas. mas as fatura sempre vem a mais, sempre valores de 4 a 5 mil, por compra mercadorias no seasa para revenda em um comércio que é legalizado, ele abriu uma empresa. Sendo que a última fatura foi de 6mil e as vendas caiu muito,as contas aumentaram, como luz, escola, o plano de saúde. então não conseguimos pagar e sabemos que vai ser difícil, tenho dois funcionarios que depende do emprego e não posso demitir, não posso deixar de pagar as prioridades, sempre andamos certos. Estou apavorada , porque sei que os juros vão rolar, mas tenho medo de o cartão mover alguma ação e pedir penhora de bens, a casa é em meu nome porque o terreno é meu e de meu irmão. Onde temos um pequeno comércio está no nome de meu marido e de minha irmã.É dali que sai nosso sustento. E estamos com um carro financiado. O cartão ligou e nos deixou ciente que vai haver ligações de cobrança. Esses imóveis que citei q está em de duas pessoas pode ser penhorado? Os 25,00 foi o valor do empréstimo, mas e os juros? é somado para aumentar o valor da dívida?

Anônimo disse...

*25mil e não 25 reais

Anônimo disse...

Tô devendo um empréstimo da caixa.tenhu uma moto finaciada no meu nome corre algum risco do banco caixa toma meu veiculo

Michael disse...

Boa noite,estou com problemas com o FIES, assinei o contrato de 6 meses em julho de 2014, estudei 20 dias e precisei mudar de cidade por conta de um concurso que passei e fui assumir, fiz a suspensão do financiamento e continuei pagando as parcelas trimestrais de 50 reais, em janeiro de 2015 pedi para a faculdade encerrar meu contrato, porém eles fizeram da maneira que devo pagar toda a divida de uma só vez e infelizmente não tenho condição de pagar tudo de uma vez. Já fui 5 vezes até a agencia da caixa para tentar negociar e eles dizem que tenho que pagar tudo e como ja falei não tenho condição, o que devo fazer? Eu não estou correndo de pagar,porém da forma deles eu não posso, me de uma luz.

sabrina disse...

Boa tarde,tenho uma divida de 8 mil no cartão de credito,hoje me mandaram uma carta com o carimbo do oficio de registro civil,títulos e documentos e pessoas jurídicas do distrito federal,no artigo 127 lei6015/73 dizendo que se eu não pagar terá imediata penhora de bens,estou desempregada e a única coisa que tenho são 2 comodos que moro com minhas filhas gostaria de uma orientação sua,obrigado.

Anônimo disse...

Olá Aldineia, estou com uma dívida a caixa econômica Federal a 4 meses referente a cartão de crédito, construcard e empréstimo, dívida estimada a R$35 mil sem os juros, a única que tenho de bens e meu carro que também estar financiado, a justiça pode tomar meu carro como parte do pagamento da dívida?

Anônimo disse...

OLÁ! CONTRAIR UMA DIVIDA COM O BANCO DO BRADESCO AOS 14 ANOS ATRÁS, FIQUEI COM O NOME SUJO POR MUITOS ANOS SEM PODER FAZER NADA QUE TERIA QUE UTILIZAR MEU NOME. AGORA QUE O MEU NOME FOI LIBERADO UMA EMPRESA EM NOME DO BRADESCO ESTÁ ENTRANDO EM CONTATO COMIGO FAZENDO PROPOSTA DE PAGAMENTO, AMEAÇANDO PENHORAR BÉNS. PORÉM ESTOU COMEÇANDO E NÃO TENHO COMO FAZER NEGOCIAÇÃO AINDA E A ÚNICA COISA QUE TENHO EM MEU NOME É UMA MOTO DO ANO 2011, SENDO QUE AINDA FALTO PAGAR 5 PRESTAÇÕES PARA QUITA-LA. ALÉM DISSO ESTOU JUNTANDO UMA ECONOMIA NA CONTA POUPANÇA PORÉM É POUCO QUATRO MIL REAIS PARA VER SE CONSIGO SAIR DO ALUGUEL, PRETENDO COMPRAR UM TERRE NINHO, ELES PODEM ESTÁ BLOQUEANDO ALGUMA COISA? ESPERO SUA RESPOSTA OBRIGADA.

Unknown disse...

Oi,tenho um probleminha me preocupando;tenho uma dívida no cartão de crédito pequena (coisa de R$500,00 )só que já tem 3 anos.Como ficou apertado p mim deixei de pagar.Já subiu bastante e fica uma empresa de cobrança me ligando.Eu não atendo mais ,então passaram a mandar mensagens também.Hoje recebi uma mensagem me avisando q se eu não retornar em 48 horas serei acionada judicialmente.Não tenho nada no meu nome ,já deixei de pagar cartão e depois liguei e negociei,só q agora não será possível;o que pode acontecer?é possível eles me mandarem para o fórum?Desde já obrigado.Meu e-mail é carlacristina.bd30@gmail.com

Aldineide Rios disse...

Antes de um bem ser penhorado credor deve antes de qualquer coisa entrar na justiça e quando isso acontece o devedor é acionando para tentativa de acordo pois o motivo disso é o credor receber o valor devido. Muitos devedores não comparecem a audiência por não ter condições de pagamento, ou até mesmo não querer fazer cortes e apertos para pagar, querem manter o mesmo padrão de consumo e deixar a dívida para lá. Pensam que por não comparecer na audiência nada será feito. Engano. Fica pior pois o juiz decido ouvindo apenas uma parte, a do credor e posterior a isso é realizadas várias tentativas de recebimento, inclusive penhora de bens.

Mariana Toledo disse...

Boa tarde,

Fiz FIES um tempo mas tranquei o curso. Tentei pagar parcelado mas eles só aceitavam à vista. Depois de 2 anos tentando pagar eles me mandaram um e-mail falando que iam me cobrar em juízo. Não entendo, eles podem penhorar meus bens pra pagar?

Mariana Toledo disse...

Boa tarde,

Fiz FIES um tempo mas tranquei o curso. Tentei pagar parcelado mas eles só aceitavam à vista. Depois de 2 anos tentando pagar eles me mandaram um e-mail falando que iam me cobrar em juízo. Não entendo, eles podem penhorar meus bens pra pagar?

Aldineide Rios disse...

Mariana

O FIES é um empréstimo como outro qualquer, a finalidade é que é diferente.
O banco pode lhe cobrar judicialmente sim e fazer penhora se o juiz determinar.
Faça a proposta de parcelamento por escrito para ficar registrado sua intensão de pagar, porém lembre-se de fazer proposta coerente com a dívida e de acordo com suas condições de pagamento.

Veronica disse...

Bom dia, Aldineide

Obrigada pelas informações, para pessoas como eu,que não adquirimos dívidas de forma voluntária, a informação correta é sempre um alento.
Bem a minha questão é a seguinte, tenho um carro em meu nome quitado popular, mas tenho uma dívida com cartão de crédito e cheque especial, com o mesmo banco que comprei o carro, ou seja, sabem que está quitado. Então, não estou conseguindo pagar essa conta no momento, acontece, que o meu marido (o qual não somos casados no papel) trabalha com o veículo, é representante comercial. Eu tenho um pequeno comércio. Estão ameaçando entrar com ação judicial para requerer o bem, e no momento não tenho o que fazer, mas não posso ficar sem o carro, porque senão nossa situação vai piorar e muito, mas não sou eu que trabalho com o mesmo e ele está em meu nome, mas sim o meu marido que trabalha com ele. Eles tem como fazer a busca ou é só ameaça? O que você acha? Seria melhor fazermos uma transferência do veículo?

Adriano dias disse...

Bom dia!! Me ajude sou leigo no assunto, emprestei meu nome para uma pessoa tirei um veículo na época financiado a pessoa pagou tudo certinho e quitou o veículo q continua em meu nome porém fui acionado judicialmente e vão bloquear o veículo para cobrar uma divida o veiculo não é meu mas está em meu nome ...a pessoa quitou o veículo pagando diretamente pela sua conta tendo como comprovar tal pagamento posso transferir o veículo antes do bloqueio sem correr o risco de fraude no processo?

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 532   Recentes› Mais recentes»