segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O que é previdência privada e qual sua importância?








O que é previdência privada?

A previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é complementar à previdência pública. Todo setor de previdência privada é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal. Também é uma reserva financeira que você faz durante a vida para complementar sua renda não só na aposentadoria, mas para realizar um projeto, como abrir seu próprio negócio ou comprar o imóvel dos sonhos. Você pode receber o capital investido de forma mensal, ou de uma única vez, na data determinada por você quando contratar o plano.

Quando devo fazer uma previdência privada?

O ideal é começar um plano no início da carreira profissional. Além disso, quanto mais cedo você começar, maior será sua reserva no futuro, mesmo que só possa poupar uma quantia pequena mês a mês – por exemplo, pais que fazem planos para as crianças quando nascem, e que mantém pela vida toda a contribuição, ainda que mínima, estão dando uma grande ajuda para os filhos no futuro.

Quais são os tipos de previdência privada?

Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) - É recomendado para pessoas com renda mais alta, pois o valor pago ao plano pode ser abatido no Imposto de Renda (desde que esse valor represente até 12% de sua renda bruta anual). Porém, quando o dinheiro é sacado, o imposto pago é referente ao total que havia no fundo. Por exemplo, se esse valor for de R$ 500 mil, o imposto será cobrado sobre ele.

Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) - Sua diferença para o PGBL é que ele não pode ser abatido no Imposto de Renda. Porém, quando o dinheiro é sacado, o imposto cobrado é referente ao que o dinheiro investido rendeu.

  
Diferença entre PGBL e VGBL

PGBL
VGBL
Público-alvo
Público-alvo
O PGBL é um produto indicado para clientes que fazem declaração completa de IR e possuem vínculo com o INSS.
O VGBL pode ser recomendado para todo perfil de cliente.


Quanto aplicar?
Quanto aplicar?
Máximo de 12% da renda bruta tributável. Todo valor aplicado em PGBL no ano pode ser abatido da renda tributável na declaração de IR.
No VGBL, não há limite de valor para ser investido. Assim, para determinar o valor aplicado vai de acordo com cada cliente e de quanto ele quer retirar no final.


Quanto devo investir?

Alguns especialistas indicam um investimento de até 10% da sua renda mensal, mas dependendo do plano, você poderá escolher qual o valor se encaixa melhor no seu orçamento, aumentando ou diminuindo esse percentual. Lembrando que a previdência privada é para realização de sonhos e não para acumular dívidas. Então, escolha um valor que veja que mesmo a longo prazo não irá fazer falta no seu orçamento familiar.

Onde faço uma previdência privada?

Tanto banco públicos como bancos privados ofertam esse tipo de serviço. São oferecidos tanto para PF (pessoas físicas) e PJ (pessoas jurídicas).  Cada um com uma taxa de juros e pacotes diferenciados. Para saber mais sobre o plano que se encaixa com o seu perfil entre em contato com o banco. Segue abaixo os links dos sites de alguns bancos que possuem o serviço:





Referências

Fonte da imagem: https://blog.bussoladoinvestidor.com.br/wp-content/uploads/2014/12/investir_tesouro_direto 

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom !

Anônimo disse...

Olá,

Eu estava lendo um dos seus artigos no site http://felizsemdividas.blogspot.com.br/ e achei esse artigo:
http://felizsemdividas.blogspot.com.br/

Notei que você linkou para um dos artigos que eu mais gosto sobre o tema:
https://economia.uol.com.br/financas-pessoais/guias-financeiros/guia-entenda-o-que-e-a-previdencia-privada.htm

O Clube do Valor acabou de criar um artigo muito similar a esse!

É como o artigo do Uol Economia, só que um pouco mais atualizado e completo. Veja aqui:
https://clubedovalor.com.br/previdencia-privada-como-funciona/

Se você achar válido, eu ganharia o meu dia se você incluísse um link no seu artigo para o meu!

Afinal, nós sabemos a importância desse assunto para as pessoas e, quanto mais informação a respeito, melhor.

Continue o ótimo trabalho no seu site e também na sua vida.

Forte Abraço,

Felipe Seródio.